DEUS
Deus é "algo" muito pessoal. Seja a definição que lhe dermos, seja a forma... o que define Deus é a fé que temos naquele "algo", naquele ser, nalguma coisa. Fórmulas prontas não nos dão a definição de Deus. Fórmulas prontas esbarram na nossa convicção íntima, que é pessoal e intransferível.
Deus é alguém, é algo, é alguma coisa que nos sustenta quando estamos caindo, que nos levanta quando já no chão suspiramos por um milagre, que nos alça quando no fundo do poço e não temos mais por onde cavar... Deus é impessoal porque depende de nossa fé para existir... é intransferível porque cada coração tem seu próprio Deus. E mesmo quem julga não O ter, só diz proque baseia sua definição de Deus como ser individualizado.
Deus é universal porque está em todas as coisas. Ele pode ser uma luz, uma chama, um amigo, a mão que se estende, o ser mais querido da nossa família. Deus existe porque todo ser humano tem fé em alguma coisa; a fé é inerente ao ser, é íntima, é "minha".
Ninguém transfere fé a alguém... quando muito o outro vislumbra em nós aquilo em que nós cremos. Nossa fé pode servir de estímulo, mas jamais será a mesma fé do outro. E, como Deus nasce da fé, Ele existe naquilo em que acreditamos.
Marx já dizia "A religião é o ópio do povo". Por isso defendo o universalismo, a fé individual, a crença íntima, sem dogmas. Deus pode estar em qualquer religião, mas não é ela a fé. Porque, assim como a fé, Deus não pode ser definido, não pode ser rotulado e não obedece regras pré-estabelecidas.
Deus é atemporal e a qualquer momento Ele pode surgir como algo palpável em nossas vidas... passamos a acreditar e a buscar a fonte de apoio na LUZ.
Descobri "meu" Deus no momento em que passei a acreditar em mim, no meu potencial e na certeza que EU poderia realizar, desde que tentasse. E foi tentando que descobri Deus, foi tentando que senti crescer em mim a energia que me impulsionava e que me dava, pouco a pouco, a certeza que eu iria conseguir.
Essa energia, para mim, é Deus; essa energia é a conspiração Divina do Universo em meu favor. Daí para a fé foi um pulo... um pulo que colocou LUZ em minha vida e a certeza que jamais estarei sozinha. ELE me acompanha porque faz parte de mim.