SOLIDARIEDADE
"Sentimento de identificação com os problemas de outrem, que leva as pessoas a se ajudarem mutuamente"
Fui ao Caldas Aulete procurar a definição do título de minha inspiração. Na verdade inspiração para nós que escrevemos, nasce e cria asas quando a imaginação é alimentada por fato ou circunstância que chama a nossa atenção.
Presenciei um gesto dia desses que mexeu comigo de maneira excepcional. Três mendigos sentados numa das alamedas da Praça Piratinino de Almeida (Praça da Santa Casa) dividiam entre si os alimentos que haviam arrecadado através da mendicância. Notei que não comiam, somente dividiam. Levaram alguns minutos nesta divisão e quando concluída a tarefa foram comer. Riam, falavam e gesticulavam. Embora miseravelmente assistidos pela vida, transpiravam relativa felicidade. Achei extremamente curioso e confesso que senti felicidade também em ver aquele acontecimento.
O mundo está repleto de vícios e violência, mas, ainda preserva algumas virtudes entre os homens. Parece-me que entre os mais humildes os sentimentos são mais aguçados e os gestos e ações são praticadas com maior constância. Fiquei imensamente gratificado em ver que nem tudo está perdido e que a solidariedade entre as pessoas ainda é cultivada e praticada, principalmente nos ambientes mais pobres e singelos da vida humana.
Muitas vezes nem sequer observamos o que acontece ao nosso redor, como também esquecemos de ser solidários aos problemas de outrem, próprio das pessoas em se ajudarem mutuamente para minimizar as suas dificuldades.
Publicado no jornal Diário da Manhã na coluna Tribuna do Povo no dia 20/08/2009 - Pelotas/RS.