O PIOR DE TUDO...

Estou seriamente preocupado com os acontecimentos relativos a Gripe Influenza A (H1N1). Tenho lido notícias e boletins oficiais da gripe que dizem ser mais uma dentre tantas que sofremos durante os invernos de nossas vidas. Também assisti o pronunciamento do nosso ilustre Ministro da Saúde que profere a mesma afirmativa e ainda condena a paralização das aulas nas escolas do país e aconselha a frequentarem a escola, a todas as crianças, menos as que se sentirem debilitadas por estarem acometidas de resfriado. Também escuto a população de modo geral dizer que é uma "gripezinha" nada assustadora.

Estou seriamente preocupado, pois, as autoridades, aquelas que tem acesso às estatísticas e aos fatos, número de casos, número de internados, número de mortos, enfim, estão cancelando reuniões, aglomeração de pessoas, festas em recintos fechados e adiando o início das aulas. Será que esta simples gripe não preocupa também a nossos governantes? Então, precisamos estar alertas para o que possa vir. Acredito que não seja tão simples assim, pois se fosse não haveriam medidas tão consistentes tomadas face a doença que já se qualifica como pandemia (que se extende por vários lugares universalmente).

No meu entendimento acredito ser necessário seguirmos as instruções de pesquisadores da área médica que nos ensinam tomar algumas medidas preventivas tais como lavar as mãos com sabão várias vezes, com muita espuma, usar álcool sempre que tocarmos em superfícies e objetos onde outras pessoas também tocarem, utilizar lenços de papel para espirrar ou tossir e usar máscaras cirúrgicas quando em ambiente fechado onde houverem mais de dez pessoas reunidas ou locais com concentração de doentes , no caso de hospitais e pronto socorros.

Será que junto com a globalização, aceleração de nosso crescimento, desenvolvimento acentuado nas comunicações, medidas evolutivas evidentes de nosso progresso, também se inclui a "gripe"? O pior de tudo é não estarmos preparados para recebê-la e combatê-la como o fazem os países de primeiro mundo.

Amigo leitor, vamos nos ligar nos acontecimentos, pois este vírus que aí está é novo, violento e preocupante.