AS INCOERÊNCIAS DO BRASILEIRO

AS INCOERÊNCIAS DO BRASILEIRO

ANTONI BIGCUORE*

Recebi um e.mail de uma amiga, hoje pela manhã, no qual relacionava uma gama de incoerências do brasileiro, em seu dia a dia, como cidadão.

Transcrevo, abaixo, para melhor ilustrar o nosso texto e faço meu comentário logo na sequência.

====================================================

Subject: Incongruência

O BRASILEIRO É ASSIM....

- Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.

- Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas..

- Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.

- Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.

- Fala no celular enquanto dirige.

-Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.

- Para em filas duplas, triplas em frente às escolas

- Viola a lei do silêncio.

- Dirige após consumir bebida alcoólica.

- Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.

- Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.

- Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.

- Faz gato de luz, de água e de tv a cabo.

- Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes

irrisórios, só para pagar menos impostos.

- Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar

menos imposto.

- Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de

cotas.

- Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota

fiscal de 20.

- Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.

- Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.

- Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.

- Compra produtos piratas com a plena consciência de que são piratas.

- Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.

- Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do

ônibus, sem pagar passagem.

- Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.

- Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.

- Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes,

canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.

- Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas

onde trabalha.

- Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que ainda não foi

inventado....

- Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro

pergunta o que traz na bagagem...

- Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.

E quer que os políticos sejam honestos.

Escandaliza-se com a farra das passagens aéreas.

Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo, ou não ?

Brasileiro reclama de quê, afinal ?

====================================================

Comentário de: Antoni BigCuore: Se há uma coisa que eu me preocupo sempre e cobro de mim mesmo, é a coerência. Como gosto de criticar o governo, enfim, a realidade em que vivo, então, sempre estou atento para ver se estou sendo coerente. Ainda mais que sou Escritor, tenho preocupação redobrada.

Graças a Deus, nunca paguei suborno a ninguém. Sempre que preciso de um serviço público, eu vou pessoalmente e resolvo. Custe o que custar, em termo de tempo, filas etc. Procuro respeitas as leis de meu País. Posso cometer alguma infração, mas por ignorância da lei e não conscientemente.

(ODEIO CORRUPÇÃO DE QUAISQUER ORDENS!!!)

Procuro exercer a minha cidadania de forma regular e eficazmente. (recentemente descobri o fone do cidadão junto à Câmara Federal em BRASÍLIA e do Senado e, imediatamente, liguei para lá cobrando uma série de coisas ruíns que estão acontecendo no Brasil atual.

Pedi que o Sarney se afaste do cargo para o bem do Brasil, antes de mais nada, e da própria imagem do Senado. Divulguei para os amigos os dois telefones. E volta e meia, estou ligando para lá cobrando alguma coisa dos políticos.

Mandei vários e.mails para o Senador Paulo Paim PT.RS. e para as liderenças do Congresso, sobre a penúria em que estamos vivendo os aposentados que ganham ACIMA DO MÍNIMO!!!

Gente, pense bem!. Quem colocou o Sarney, o Collor, o Renan enfim, todos os congressistas no poder???

Foi o povo, responderão vocês!!! E Foi mesmo, infelizmente!!! Então, por uma questão mínima de coerência, vamos dar o BOM EXEMPLO, sempre, nas mínimas coisas do dia a dia!!! E quando chegar a época de eleição (ano que vem tem e muito importante!!!), vamos escolher os cidadãos que não tenham “manchas” em seus currículos!. Ou anulamos o voto, se acharmos que ninguém os merece de nós!

Infelizmente, esta mentalidade é culturalmente sedimentada na mente do brasileiro. Vai levar muito tempo ainda(varias geraços) para que a ETICA seja ensinada, desde o berçário até a faculdade.

A CORRUPÇÃO É UM CANCÊR QUE DILACERA TODO O ORGANISMO SOCIAL, DE QUALQUER NAÇÃO!!!

Faço o meu apelo aqui, neste momento, no sentido de que, ou MUDEMOS AS NOSSAS ATITUDES, SEMPRE NO SENTIDO DE RESPEITAR A ÉTICA, ou a Nação virará um “farrapo” social ou terra de “ninguém” !!!

====================================================

(*)a.bigcuore é escritor, cantor e compositor em São Paulo,SP. Acesse sua página na net – http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Fone(11) 8382- 9223 – SP.sp.,Brasil.(sp.sp.14.08.2009,6a.feira, às 11,15 hrs.)

====================================================