ELA VESTE VERMELHO
 



 
A cor é um símbolo geralmente associado a emoções. Por isto, esta crônica veste vermelho para propor um breve mergulho neste tom onde arde o desejo.


Duas questões banham minhas idéias:



- por que nos apaixonamos por aquela pessoa ali e não outra?


- como a paixão desagua no amor?

 

Dois ingredientes combinados parecem exercer intenso reflexo na paixão: o que nos parece familiar e o desconhecido.


Por um lado um olhar, uma voz, a maneira de andar e até sorrir podem evocar antigas lembranças. Ao encontrar a pessoa amada nos sentimos "em casa". Um aspecto em nossa memória afetiva é revivido ao nos apaixonar.


Neste sentido, "recordar" é vestir o tom vermelho da paixão.


Este é o sentido "especial" desta cor intensa. Os sinais coincidentes nos aproximam. Aliás, as coincidências ganham uma força extraordinária nestes encontros. E passamos a traduzi-las como "sinais do destino".
 

Por outro lado, o que é diferente de tudo que conhecemos exerce forte poder de atração. É uma onda vermelha igualmente arrebatadora.


Se o casal souber dosar os dois lados da balança (o novo e o conhecido) essa paixão poderá evoluir e tornar-se amor.
Caso um dos pratos da balança desequilibre (tornando tudo extremamente familiar ou absolutamente inusitado) a paixão é consumida. E acaba.


Há quem acredite que este sentimento confere imaturidade. Com a experiência buscamos as semelhanças. A atração entre os opostos complementares seria suplantada pelas parcerias baseadas nas afinidades.
 

No entanto, para que o amor aconteça é essencial uma nova nuance desta cor avermelhada: a aceitação de que o outro existe independente de nós. Ele não é a personificação do nosso desejo. Nem o que pode nos lembrar ou reviver na memória afetiva.


O outro é alguém por si só. Não nos fundimos nem nos confundimos, a não ser em fantasia e na busca pelo prazer que nos distraia da condição individual. E em muitos casos para negar nossos vazios e lacunas existenciais.

 

Esta é a questão dos limites que separam os tons vermelhos na paixão e amor. Uma tonalidade "fechada" reflete a paixão e o sentido é da fusão. Projetamos nosso desejo e só enxergamos aquilo que nos interessa.
 

No amor esse tom parece abrir-se com maior luminosidade. Não é mais um vermelho tão intenso. E o sentido é da existência anterior e independente. A aceitação de uma história que vem sendo escrita muito antes da nossa entrada nela e o convívio, muitas vezes, com os frutos de passados afetivos, como por exemplo, vínculos, principalmente filhos, família e amigos mais íntimos.


E a questão amorosa se deixa tingir em outro tom de vermelho: o reflexo do limite que me diferencia do outro.






(*) Imagem Google

http://www.dolcevita.prosaeverso.net

Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 13/08/2009
Código do texto: T1751836
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.