Cometário Público à "Lembrança de um mestre" e à "A professora e o amor"

Comentário Público à “Lembrança de um mestre” e à “A professora e o amor”

A temática da poesia está correta, além de bela. É claro que se precisa de sonho, ideal, servindo como bússola, estímulo para viver. Só tem um pequeno problema, acreditar que o sonho tenha que se realizar de maneira absoluta. Não, o sonho não se realiza plenamente, ele é energia, impulso para dedicar, construir, viver.

Um outro engano, fruto de muito martelar as cabeças, transformar o professor em missionário. A educação é uma profissão, não um ministério religioso. O professor, ainda que fervoroso, necessita conhecimento teórico, práticas pedagógicas construídas, testadas, reinventadas no cotidiano, nunca dadivas, revelações do altíssimo.

O professor, cientista que é, exercita a sua prática com lucidez, perspicácia, inteligência. Procura a compreensão do seu objeto, constrói práticas consistentes, críticas de si mesma e da realidade.

O professor profissional, no planejamento da sua prática, na construção do seu projeto de vida, prevê até a futura aposentadoria, na velhice, não por causa de doença emocional, motivada por decepções, frustrações, desalentos, desesperanças...

Nos seus 27 aninhos, voce pode ser tudo, até Madre Tereza de Calcutá, Nossa Senhora da Abadia, ou Jesus Cristo ... mas se optar por ser professora, seja apenas professora, faça sua parte com profissionalismo, lucidez e serenidade!

Joao dos Santos Leite
Enviado por Joao dos Santos Leite em 12/08/2009
Reeditado em 26/08/2009
Código do texto: T1750431
Classificação de conteúdo: seguro