UM ARCO-ÍRIS NA ALMA








Você já descobriu por que (ou por quem) luta?


Vivo em duelo contínuo comigo. Por um lado, cobro um grau de humildade que não tenho. Por outro, uma excelência nunca atingida.


Muitas vezes, a vida em pólos opostos, não encontra nem mesmo meio sentido. Os erros se tornam irreversíveis. A vida pesa pela ausência do entendimento do que é, afinal, a condição humana?


Entre o que sou e gostaria de ser existe a pessoa que tenta ser o que, de fato, é.


O pensamento muitas vezes parece uma sala de espelhos que reflete minha imagem tantas e tantas vezes.


Onde estarei contida? Qual conseguirá exibir minha natureza?


Algumas das tristezas e pesos que carregamos na vida, parecem intimamente ligados à própria incapacidade de nos conceber humanizados. 


E o que seria humanizar-se?


Não posso responder por ninguém além de mim. O que sei, diz respeito ao meu caminho. Mergulhei em um período de turbulência e oscilava entre os extremos. Em alguns momentos, sentia que era invisível (não reconhecida). Em outros, exposta (numa espécie de berlinda).


Entretanto, não estava, genuinamente, em nenhuma das pontas extremadas onde a vida é monocromática.


As cores da minha personalidade são reflexo do encontro comigo.


E o mundo oferece outros tons. O azul pode ser piscina, celeste, anil, turquesa, petróleo, marinho ou noite. Assim como todas as outras cores que pincelam meu mundo interno com suas nuances.


Então, humanizar, a meu ver, é a possibidade de integração da inteligência e o afeto. O eixo de uma existência centrada e consciente, onde as cores simbolizam a aquarela da alma e a pessoa transita ao redor do que é possível ser. O ideal pertence à esfera do imaginário, ao mundo do sonho onde o arco-íris merece até trilha sonora em um filme antigo (Mágico de Oz).


Há muito tempo atrás, descobri que o termo "religião" significa "religar". Quando nos aproximamos do que, de fato, somos e podemos ser, há uma religação: a comunhão interna.


Talvez por isso, exista algo divino em humanizar-se.





(*) Imagem Google

http://www.dolcevita.prosaeverso.net



Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 12/08/2009
Reeditado em 12/08/2009
Código do texto: T1749860
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.