O QUE ME DEIXOU ASSIM?
 
 
        Uma amiga me fez esta pergunta, que é a segunda de uma série. 
 É uma pergunta que toda pessoa deve fazer a si mesma, pois que ajuda no autoconhecimento.
É difícil responder, pois logo se pergunta “ASSIM”? Como? O que é assim? Depreende-se que ASSIM já é definir-se no presente momento. Em suma, uma auto definição. E quem se conhece a si mesma? Uma indagação que leva a pensar sobre si própria, que sempre não se pensa, pois já se é o que se é e não precisa questionar. Interessa o que se observa fora, ao redor, então a pergunta é ao contrário.
Parece que ela percebe em mim uma DOR e IDÉIAS perturbadoras.Então eu reformularia “ASSIM” como _ qual a minha dor e que idéias perturbadoras tenho?
 Dor todo mundo tem, seja física ou subjetiva, vez ou outra. Às vezes tem-se dor durante muito tempo da vida e não se dá conta. Dor física é pior que dor da alma, por que a física não se pode deixar de senti-la, e a dor na alma tem-se o recurso de controlá-la ou suportá-la, ou seja, senti-la numa medida do suportável.
DOR tenho? Claro. Nestas últimas semanas senti uma dor física lancinante no joelho esquerdo durante uma noite e um dia, conseqüente de uma artrose que se instalava, o que vim a saber posteriormente. Posso garantir que esta dor foi mais insuportável que todas as dores físicas já sentidas na vida.
Já a dor da alma é mais administrável, mesmo a custa de se perder a vida pelo esforço em controlar o sofrimento causado. Esse pode ser organizado por partes, ou por modos de condicioná-lo ao nível de ser sentido em doses controladas, ou até não ser sentido e simplesmente esquecer, ou adiar até mofar por não ter capacidade de acreditar que ela, dor está surpreendendo como visita inimaginável, quando indesejável.
Aliás, qualquer dor forte de que origem for pode deixar a pessoa totalmente modificada e perder para sempre o sentido da felicidade.
Misturando dor da alma e dor física, coisa que qualquer pessoa dispensa veementemente, eu posso até responder um pouco “o que me deixou assim”:
1.     A dor física foi recente nesse joelho em crise
2.     A dor de a minha primeira filha me espantar c/ uma rejeição definitiva, que já rola anos e perdi a infância de meus netos que poderiam ter sido a minha fonte de felicidade
3.    Uma dor que me reduziu ao zero do eu mesma e que, sutil e imperceptivelmente, tive certa intuição de um último ato com plena identidade, ao ir ao quintal da casa em Petrópolis, pronta, já vestida de noiva, e amor no coração, e total fé na vida, mesmo a custa da possibilidade de sujar de terra meus sapatos finos, colhi do pé de laranjeira os mais belos botões de flor de laranjeira, uns até entreabertos, exalando suave perfume, e os inseri no meio dos pequenos cristais da grinalda do véu e, assim, completa a indumentária bela e majestosa coroando aquele momento marcante parti para a Catedral florida, lotada de amigos e de todos os parentes, ainda todos vivos
 
Minha querida amiga que por trás dos seus óculos como dois olhos grandes que tudo vêem e tudo sabem, são essas dores e idéias que suponho tenham me deixado ASSIM, entre outras coisas.
  O QUE ME DEIXOU ASSIM?