Furtaram meu mais bonito cacto

Prólogo:

Os cactos desenvolvem-se, em geral, em solos arenosos, pedregosos e secos. Para a reprodução de seu solo de origem deveremos usar substratos que não retenham água, como areia, cascalho, cascas de árvores decompostas e composto orgânico de folhagens junto com o solo mineral comum de cultivo.

Apreciam solo de pH mais alto do que a maioria das plantas ornamentais necessitam, em torno de 6 a 6,5, então devemos evitar a colocação de turfa, cujo pH é de 3-3,5, preferindo húmus de minhoca que tem pH em torno de 7,0.

Aqui cabe um ensinamento precioso: jamais usem esterco de animais (estrume) como adubo! O esterco é o habitat dos carrapatos e quem possui cachorros, como é o meu caso, certamente terá problemas com esses sanguessugas impiedosos.

As raízes dos cactos são superficiais e muito numerosas, mas o preparo do solo em profundidade de mais de 15 cm é necessário, para garantir uma boa drenagem de águas de chuva ou regas.

A casa dos sonhos coloridos necessitava de uma reforma externa, mormente no seu muro e entrada principal da mansão. Ao decidir fazer essa útil e necessária reforma contratei um profissional da área que pudesse acompanhar a obra em todos os seus meandros.

A parte elétrica (iluminação da área de lazer e das jardineiras) fiz questão de realizar como um desafio de quem se considera um exímio eletricista predial e residencial. Nisso o curso no SENAI de Campina Grande-PB foi excelente, pois pude aliar o meu lado autodidata com os ensinamentos técnicos avançados ali ensinados e sedimentados.

A senhora Clarisse (vendedora de plantas exóticas) alertou-me: “Não ponha plantas caras e/ou bonitas na área externa de seu jardim. O senhor será furtado em menos de uma semana.”. Não acreditei nesse augúrio fatídico. Paguei para ver e, no dia dos pais, furtaram meu mais bonito e viçoso cacto.

Especialista em explosivos, armas, munições e sabotagens eu me perguntei, após constatar o furto do vegetal que com tanto carinho cultivei:

1. Valeria a pena eu montar uma campana e armadilha para flagrar e machucar alguém furtando um vegetal?

2. Que castigo deveria impingir a quem comete um ilícito dessa monta?

3. Um tiro com chumbo fino e sal grosso na bunda do (a) meliante ou uma surra homérica com vergasta de couro cru seria suficiente para aplacar minha fúria por tamanho desatino?

4. Instalar câmeras para proteger as demais espécies raras de vegetais seria de bom grado?

Nada disso era importante. O ladrão ou a ladra provavelmente não estava ciente do crime que cometera. Ademais eu não poderia entrar no erro do exercício arbitrário das próprias razões (justiça com as próprias mãos). Minha formação familiar, religiosa e cultural não me permitem tamanha desfaçatez.

Que fazer? Aceitar o infortúnio e/ou contratar um vigia para evitar o furto dos meus outros vegetais de estimação? Claro que é duro e sofrido imaginar que uma sua planta após ser furtada por um vândalo não terá o devido cuidado para o seu (da planta) desenvolvimento normal.

Ah! Achei uma possível solução para amenizar o sofrimento de meu querido vegetal e deixar o (a) meliante que se apropriou indevidamente de meu cacto mais grandioso sábio e operoso.

Eis os meus conselhos mais sentidos, felizes (se forem seguidos) e chorosos, suplicando para que cuide (m) bem de minha planta:

Insetos que costumam atacar os cactos, em viveiros e também nos jardins:

1.Cochonilhas -vários gêneros (Diaspis,Saissetia e outras), são pragas comuns em viveiros. Pequenos escudos amarelados ou escuros ou parecendo pequenas bolinhas de algodão. Aplicar óleo de nim ou chá da alamanda.

2. Ácaro vermelho (Tetranychus), produz manchas amareladas acinzentadas ou esbranquiçadas na pele da planta.

Usar os mesmos produtos já citados.

3. Caracóis e lesmas, atacam e devoram as plantas, principalmente após chuva ou à noite. Corte o gargalo de uma garrafas plástica e coloque um pouco de cerveja, leite ou refrigerante com um pouquinho de sal em lugares escondidos atrás de outras plantas, que é onde as lesmas se escondem. As lesmas são atraídas e morrem com o sal.

Não sei se o ladrão ou ladra terá acesso a esses ensinamentos. Pelo sim, pelo não, hoje, dia consagrado aos pais (9 de agosto de 2009), eu dormirei feliz e contente por ter feito minha lição de casa e cuidado de meus mais bonitos cactos, em homenagem aos meus queridos netos (Wictor, Nathalia e Pedro Henrique), ainda não furtados.