Páginas quase recentes - 4 -

Um calor de mais de 30 graus,fora e dentro dos Guadalupe

"O Major Guadalupe costuma dizer que é boa vontade do povo de Divinópolis dizer que ele levou o tênis para a cidade.Mas os fatos dizem o contrário.Segundo contam e ele não desmente, o Major e dois amigos restauraram,com dinheiro próprio, a quadra de tênis da praça de esportes da cidade. Assim ensinaram o jogo a muitos,inclusive aos filhos e mantiveram o esporte vivo em Divinópolis."Entrava um saía outro e eu estava lá,firme."Inaugurada antes da guerra e nunca utilizada,sempre que a quadra precisou de reparos,foi também o Major que os providenciou.Sobre artigos que saem frequentemente no jornal,referindo-se a ele como o fundador divinopolitano do tênis, o Major se contradiz: "Teve esse artiguinho aí,mas esse povo é doido.Mas na prática,eu é que aguentei a vida do tênis aqui."

( In "Tudo é destino",artigo escrito por Marina Guadalupe Victal, neta do Vô Major e hoje jornalista).

Os professores de tênis do Estrela do Oeste Clube promoveram o torneio de tênis Major Guadalupe.E lá estávamos nós,quatro de seus oito filhos,no antigo Iate,às 12,50 h recebendo uma homenagem ao papai,pioneiro do tênis em Divinópolis.

Enquanto meus olhos secos a tudo observavam,meu eu de dentro,aquele bem escondidinho,se emocionava. E agradeci:

- a Creusa por ter insistido que lá estivéssemos.

- Às cunhadas,ao cunhado e aos netos e netas:Didi,Zezé,José Antônio,Rafaela,Paulo Henrique,Diogo e Diana,pelo suporte emocional.

- às pessoas presentes ( a maioria não conheceu papai),por nos receberem com carinho e respeito.

- Aos organizadores,por esse espírito de reconhecimento e gratidão,provando que nossa Memória é construtiva,enquanto permanecer viva.

- Senti a presença da mamãe no sussurro da Zezé pro Paulinho: vista uma camiseta.

- Senti a presença do papai dentro de cada filho e filha,cunhado,cunhadas,netos e netas,reafirmando a família como força multiplicadora( Paulo e Paulo Henrique são os atuais Guadalupe do tênis).

Me lembrei dos que não puderam estar ali e divido com eles minha alegria,minha gratidão.Meu aprendizado.

Hoje descobri uma das respostas ( das inúmeras que eu sei existirem) à minha pergunta: o que é a eternidade? Mas esse é um assunto que vou ficar devendo para a próxima reflexão.

Novembro de 2008

maria neusa
Enviado por maria neusa em 09/08/2009
Reeditado em 11/08/2009
Código do texto: T1744823
Classificação de conteúdo: seguro