Páginas muito amarelas- 1 -

Em busca das estrelas perdidas

> >>

" Para viver uma vida criativa,precisamos perder o medo de cometer erros." ( J.C. Pearce)

Dia 3 de dezembro,sexta-feira.Às 11,30h cheguei em casa e agilizei os preparativos para a viagem,junto com professores,pais e alunos gralhenses,ao observatório da UFMG,em Caetés,vizinha de Belo Horizonte:merenda,suco diet e agasalho.Às 12,45h guardei meu carro no pátio da escola e me juntei ao pessoal que chegava.Às 13,35h saímos rumo ao desconhecido.A chuva tinha desistido,

todos estavam alegres e conversadores."Adriano tá enjoando,alguém tem Dramim?" "Plasil serve? " "Terezinha tá com febre e dor de garganta,quem tem um Tylenol ? " A Débora tem."

3 horas depois a parada pro banheiro.Resolvemos lanchar dentro do ônibus , a garotada já estava com fome:sucos,sanduíches,salgadinhos,avidez!Cochilo logo após também.

Às 18,30h chegamos ao pé da serra: 1736 m de altitude.Chuva fininha,neblina,coração na mão.Lá em cima o vento quase nos carregava,o frio nos fez buscar agasalhos extras e descemos em busca do lugar onde os rapazes( eram 4 ? ) nos esperavam.

Pequeno salão,telão,aparelhos de última geração:imagem e som.Todos calados ,prestando atenção no jovem professor:planetas,planetóides,sistema solar,lua, ano-luz,adromeda,quasares,medidas e mais medidas, em milhões de kms, estrelas mortas,estrelas vivas,Sirius.

O vento uivava lá fora e depois da aula expositiva,Flávio,Raul,Sônia e Sebastião perguntaram,saciando a curiosidade.

A turma se dispersou."Onde é o banheiro?" "Vamos conhecer os dois telescópios "....o vento virou minha sombrinha pelo avesso e desisti: coloquei minha cabeça sob a neblina fria .Flávio lembrou: "vamos agradecer"... e lá fomos nós ; "Obrigado,professor"...."Voltem em maio,quando o ceú está perfeito"..."tem perigo descer a serra na neblina?"..."tem não,é só ir devagar."

20,45h:todos alojados,depois da sessão de fotos no "fog londrino" e na iluminação fantas- magórica."Vamos cantar gente,pra espantar o medo"...a turma do fundão cantou rock, a comissão de frente era saudosista: Chico Buarque. O Igor veio enriquecer o repertório com cantigas de roda.Vera e Hilda atacaram de Wanderléia:" Sr.Juiz". A Cida atacou de "O bêbado e o equilibrista" e até "O garçom" foi ressuscitado.

Pronto...trevo à vista. Depois,parada pro banheiro.ônibus silencioso.Lavras já? Pessoas deixadas pelo caminho.Porta da Gralha: 2,30 da manhã . Pais ansiosos.João Pedro chamou o pai.Resolvemos esperar com ele.Miller colocou AMENO no som do carro e eu dancei no meio da rua:alívio e gratidão!Levei Jamile e Sônia em casa. Na volta,pelas ruas solitárias e molhadas,eu agradeci por tudo:pela companhia dos alunos tão lindinhos e educados,Sônia,Cida,Hilda,Vera,Débora,Renato,Sebastião e Miller,pelo chofer tão responsável e amável,pelo céu enfim estrelado na saída de BH,pela chegada em casa.Uma aventura e tanto!

Maio de 2005

maria neusa
Enviado por maria neusa em 06/08/2009
Código do texto: T1739986
Classificação de conteúdo: seguro