A SOCIEDADE SECRETA
A SOCIEDADE SECRETA
Afinal, existe ou não sociedade secreta no Brasil? “O Senador Efraim Morais mantém empresa com ex-funcionário acusado pelo Ministério Público de fraudar licitações no Senado. A verdade é que as famosas licitações têm deixado os licitadores ricos e abonados. A prática do é dando que se recebe é antiga, e normalmente as empresas que ganham licitações dão brindes fabulosos aos chefes ou responsáveis pelo setor de licitações. Um percentual que varia de 10 a 30% dependendo da verba que irá ser gasta. Será que a Receita Federal está analisando como deveria o Imposto de Renda desse pessoal envolvido em corrupções das mais variadas formas. Efraim sobe a tribuna para se defender da denúncia publicada na Revista “Isto É”. Se não tentar se defender é réu confesso. Acusado de desvio de dinheiro público (deixou de ser público) agora pertence aos corruptos, pagamento de propinas que funcionaria na primeira secretaria da casa. A verdade é que onde a fumaça existe fogo.
E o fogo continua ardente e nem uma chuva milagrosa consegue apagar. Subia a tribuna para justificar o injustificável. Ele é acusado de receber R$ 300 mil mensais da Ipanema Empresa De Serviços Gerais e Transportes Ltda. Olhem, se a firma que ganha concorrência paga ao licitador é lógico que os custos de seus serviços serão superfaturados, pois o dinheiro ofertado ao responsável pela licitação terá que voltar às cofres da empresa. Só um tolo engole uma farsa dessas. Efraim pertence ao partido dos democratas (DEM) e aparteado muitas vezes pelo senador pelo Rio Grande Do Norte Agripino Maia, durante sua defesa. O Senado está sendo investigado pelo Ministério Público e o Tribunal de Contas da União (TCU) no tocante a contratos firmados desde 2003 até os dias atuais.
Efraim é suspeito de chefiar uma quadrilha especializada em fraudar licitações, o Sr. Bonifácio Ferreira, conforme investigação do MP detinha a chave do gabinete de Efraim. E também recebia os pacotes de dinheiro proveniente da propina e entregava ao senador. Em 2001, procuração de Ferreira transferiu 50% Das cotas da Chemonics para Efraim. A Polícia Federal, afirma que este tipo de procuração poder ser uma fórmula para simular negócios escusos. O ex-funcionário na realidade era sócio de Efraim Morais e sabia de tudo. Veja só: “Base aliada para fortalecer o PMDB, Lula elogiou Collor em palanque alagoano. Quem diria My God! São os Petralhas em ação: Sarney, Collor e Lula.
A justiça eleitoral em 2002 diz que o senador quando disputou eleição, não informou propriedade da empresa na declaração de bens. Empresas Eduardo Bonifácio Ferreira, sócio de Efrain, é também dono de outras 4 empresas. Pode Freud? Filho de Sarney Fernando José Macieira Sarney é indiciado por corrupção e formação de quadrilha, e outros crimes. O presidente Lula recebeu recomendações para que o filho de Sarney não fosse preso. Ele foi investigado pela Polícia Federal por mais de três anos e existem indícios para apontá-lo como cabeça de uma organização criminosa. Era seu cúmplice o ex- ministro de Minas e Energia Silas Rondeau, indicado por Sarney, e do diretor financeiro da Eletrobrás, Astrogildo Quental, que depois cooptou o diretor de engenharia do Valec, Ulisses Assad.
Com autorização judicial fizeram uma devassa na família Sarney. Grampearam telefones, e-mails, quebraram sigilo fiscal e bancário de vários membros da família Sarney. Depois de tanta devassa não entendemos porque a justiça eleitoral devolveu o cargo de governadora do Estado do Maranhão a filha de Sarney Roseana. É algo de estranho correndo por debaixo dos panos. Sarney diz que jamais pratiquei qualquer ato que não se amparasse na ética e na lei. Então o presidente do Senado demonstra que desconhece tanto a ética como lei. O Ministério Público, em 2008, levantou irregularidades nos pagamentos feitos por Efrain à Ipanema por fornecimento de servidores terceirizados. Diante de tanta ignomínia que chega a dar nojo deixo que os senhores leiam a matéria dos jornalistas Mino Pedrosa, Sérgio Pardellas e Hugo Marques inserida na Revista “Isto É” de número 2071/ Ano 32 nº. 2071 de 22/07/2009/ que encontrarão mais nuanças, e fatos bem detalhadas. O mais estranho é que diante de tantas parafernálias, corrupção, formação de quadrilha espera-se uma pizza muita grande e de dimensões infinitas. Triste política brasileira. Já é hora dos líderes brasileiros jogarem esta corja na cadeia e assumirem as rédeas da nação, antes que ela se acabe de vez. Pensem Nisso!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIORCE