O que te faz perder a fé no homem?

Não estou falando de fé religiosa, essa ficaria restrita a alguns, estou falando de continuar acreditando nas pessoas. Até que ponto podemos sonhar que o ser humano será capaz de construir uma sociedade melhor?

Eu realmente perco a fé no homem quando vejo um “bruta montes” bater em uma criança; perco a fé vendo péssimos políticos eleitos, mostrando a total incapacidade de escolha que temos; perco a fé quando percebo que não sabemos exigir os nossos direitos e também quando vejo que facilmente deixamos de cumprir com nossos deveres; perco a fé quando vejo pessoas dando golpes para levarem vantagem, fazendo com que percamos a fé umas nas outras; perco a fé quando assisto pessoas tratando seus cães como se fossem crianças, gastando fortunas, empregando tanto amor e dedicação a um bichinho, querido por todos os humanos, mas que não passa disso, enquanto que podiam lembrar da existência de crianças e velhos passando frio e fome; perco a fé por...

Gostaria de crer na bondade, na honestidade, na solidariedade, na ética dos homens. Não lhes parece absurdo deixar de ajudar alguém que está passando mal na rua? Não lhes parece absurdo ver alguém sendo roubado e ver que ninguém fará nada por medo? Não lhes parece absurdo ver uma mãe na estrada, pedindo carona com um bebê no colo, e não pararmos com medo que seja um assalto? Não lhes parece absurdo passar por um mendigo, saber que ele dormiu na rua num dia de inverno, que passa fome, que falta-lhe dignidade, falta-lhe higiene, falta-lhe tudo, e ainda assim, passamos e vamos embora seguindo com nossas vidas?

Por que nos consideramos superiores em relação aos outros animais? Porque somos civilizados? E o quanto, realmente, civilizados somos? Tenho tido muitas dúvidas a respeito disso, e concluí que temos enfrentado extrema dificuldade para esconder a nossa natureza selvagem, porque na verdade, somos apenas animais. E como tais, deveríamos voltar para as cavernas para começar tudo de novo e, desta vez, direito.

Meu blog: www.literaturaedialogos.blogspot.com