PININHA E O DIA DO PADRE

PININHA E O DIA DO PADRE

Gege!

Que foi Pina?

Estou encafifada... Não consigo entender...

O que é desta vez? Cada vez que você não entende algo, fica pensando o dia inteiro e não o serviço não rende...

Nossa, dona Gertrudes! A senhora dormiu descoberta?

Fala logo, Pina...

Eu escutei no radinho de pilha de um companheiro de trem que hoje é o dia do Padre...

Que importância tem isso?

Hoje é uma terça-feira, dia 04 de agosto... O dia do padre não é domingo?... Não é no domingo que a gente é obrigada a ir ver o padre na igreja?...

Tem lógica, Pina... Deveria ser...

Se bem que com essas histórias de abrir igreja em tudo que é porta de oficina falida, os padres podem estar fazendo concorrência... A senhora sabe que abriram duas igrejas no quarteirão de casa? Acho que hoje eu vou passar na Igreja...

Por quê?

Quem sabe tem uma festinha lá para comemorar o dia do padre e ele distribui um pouco de vinho dele para os paroquianos...

Ai, Pina, hoje eu não estou para piadinha sem graça...

A senhora é novinha, mas quando eu era criança se a gente era o último a chegar numa brincadeira dizia que era a mulher do padre... A senhora sabe por quê?

Não sei não, Pina... Volta a trabalhar...

Vou chamar o Takeo... Ele sabe essas coisas...

Ih! Fala no diabo, aparece o rabo...

O senhor sabe me explicar porque mulher do padre?... Tem alguma coisa a ver com umas histórias que eu ouvi sobre o Lula do Paraguai...

Ai, Dio Mio! Esbravejou o Takeo... É o Lugo no Paraguai... Ele tinha um monte de mulher...

Entendi! Elas iam visitá-lo no dia do Padre, ele dava vinho para as beatas e “crescei e multiplicai-vos”, né?

Nada disso, Pina!

O dia do Padre é uma homenagem ao Santo protetor dos padres...

Mas, eles precisam de proteção?

Claro... Todo mundo precisa de proteção...

Mas eles não dizem que a Igreja protege a alma? Eu ouvi o Vigário falar isso no sermão.

Será que era conto do Vigário?

Aliás, o senhor sabe por que é conto do vigário?

Parece que é porque um padre tapeou o outro na disputa pela imagem de uma santa lá em Minas Gerais...

Com tanta mulher santa em Minas, eles ficaram brigando por causa de uma imagem?

Pina, hoje você tirou o dia...

Para não trabalhar, Takeo...

Vocês não explicam direito!... Eu só queria saber por que o Padre tem dia que não é domingo e vocês confundiram ainda mais minha cabeça...

Calma, Gertrudes! Senão depois tem que ir confessar...

Dona Gertrudes, posso sair mais cedo hoje?

Qual a desculpa?

Dia do Padre deve ser dia santo e eu preciso me confessar... E quem sabe sobra um vinhinho...

Pina, já pra cozinha...

Pedro Galuchi
Enviado por Pedro Galuchi em 04/08/2009
Reeditado em 04/08/2009
Código do texto: T1735730
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.