Do meu jeito está bom

Não concordo com o ditado que diz: “Deus ajuda, quem cedo madruga”, claro que ele é relativo e possível de diversas interpretações, mas a cada dia, acordamos mais cedo, trabalhamos muito mais e ganhamos bem menos e o pior, nossa saúde apenas piora com o tempo. Não há como comparar com outras épocas, onde nossos avós acordavam quatro horas da madrugada, porém ás seis da noite já estavam na cama, trabalhavam o suficiente para se sustentarem e manter a família, hoje quando dormimos, são quatro, no máximo cinco horas de sono, trabalhamos feitos loucos, para mais tarde morrermos sem aproveitar quase nada do que conseguimos. Podem me chamar de preguiçoso, de pessoa sem ambição, mas não abro mão das minhas oito horas de sono, do meu fim de semana, do convívio com a minha família, das férias, de viajar, do meu vinho e principalmente da minha saúde, quero ver os meus filhos crescerem e conhecer os meus netos. Será que isto é pecado???

Nos ônibus, nos metrôs, o que mais se vê são pessoas mal humoradas, sonolentas e cochilando pelos cantos, quando juntas só reclamam de cansaço, só falam de trabalho, do que comprou, é só “eu e eu e eu”, não tem quem aguenta, na verdade nem eles mesmos se aguentam, quando tento mudar de papo, descontrair, me isolam e ainda me chamam de criança, bom como diz Ivete Sangalo: “Então não me conte os seus problemas, hoje eu quero PAZ, eu quero amor”, saio de perto, vou ler, ouvir uma música, sonhar, viver. Não quero no meu epitáfio dizeres do tipo: “um homem trabalhador, que morreu novo sem aproveitar a vida e ...”, nada disso que me coloquem uma foto minha de palhaço e escrevam: “esse amou, viajou, se divertiu e principalmente VIVEU o quanto pôde”. Pra que mais do que isso???

“Acordar cedo faz bem”, também relativo, independente do horário que saia para trabalhar, depois de oito horas de sono, isso sim faz bem, dormir meia noite e acordar ás quatro da madruga, só faz bem ao bolso do patrão, que dorme (só não sei se o sono dos justos) na sua cama quentinha, enquanto o fominha (aquele das horas extras) dorme sentindo o estrado da cama nas costas. Não há como enricar, pode ser na mega-sena, ou ser abençoado com um filho (a) cantor, jogador de futebol, artista, traficante. P... que pariu o que estou falando??? Deve ser o vinho tinto e se possível suave, por favor. Todos os dias somos abençoados ao termos o direito de abrirmos os olhos novamente “né verdade?” Algumas pessoas falam que nasci no local errado (bairro do Cambuci, centro de São Paulo), tenho jeito de interiorano, não estou aqui chamando “os caipira” de preguiçoso, é pelo modo de vida que levo, sossegado, sem pressa, ouvindo uma música sertaneja, um MPB, sempre sorrindo, também não quer dizer que vivo bêbado, é que DEUS só me deu uma vida. Por que desperdiçá-la???

Outra coisa que logo começo a deixar de lado é a televisão, não nos dias de jogo, ainda mais se for do meu tricolor, mais é violência, doença, tragédias, política, programas ensinando o que devo fazer, vocês podem até pensar que estou tentando fugir da realidade, nada disso apenas não concordo com a maneira que é mostrada, sempre de forma dramática, como uma típica novela mexicana.

Bom já passou da hora de dormir, a mulher já está esperando, e eu acho que do meu jeito está bom, posso até não acordar amanhã, mas morro ciente que fiz o meu melhor, boa noite a todos.

Regor Illesac
Enviado por Regor Illesac em 04/08/2009
Código do texto: T1735449
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.