Onde estão os jovens de amanhã???

Que os tempos mudaram e os jovens de hoje não têm a mesma oportunidade de nossos avós e pais, isso é a mesma coisa “que chover no molhado”, todos nós estamos cansados de ver, ouvir e presenciar, o que acontece neste momento, é que as poucas oportunidades que surgem, estão sendo muito mal aproveitadas por eles, está cada vez mais difícil de apontar um com dezoito, vinte anos, que possa servir como um bom exemplo e quando aparecem são considerados “caretas” e discriminados por outros de mesma idade. No passado, não sendo saudosista, com catorze, quinze anos, os pais já encaminhavam para o primeiro emprego (se estavam certos ou não, aí é outra questão), principalmente para auxiliar na despesa de casa, ganhavam pouco, mas sabiam da obrigação, trabalhavam oito horas e os mais esforçados ainda tinham o ânimo de ir estudar, buscavam manter-se no emprego, não reclamavam e não tinham ambições imediatas, pensavam primeiro em adquirir um terreno, construir uma casinha, depois um carrinho velho, namoravam e quando se estabeleciam na empresa, casavam-se...

Hoje quando surge a oportunidade, pensam que vão entrar como chefes e ganhando um bom salário, esquecem que igual a ele a milhares, não querem começar de baixo, ganhando pouco, continuar estudando, avançar por etapas, ganhar a confiança, mostrar disposição, aprender as malícias e assim com o tempo, ter um aumento de salário, um melhor cargo, uma estabilidade. Mais isso demora cinco, dez, quinze anos, e eles não querem esperar tanto tempo, querem para o agora, se recebem R$500,00, querem R$1000,00, se recebem mil, querem mil e quinhentos, e assim por diante, no primeiro mês correm para as concessionárias de motos, para as lojas de roupas, se entopem de dívidas que nunca pagarão, sujam o nome por nada, em casa mal olham para os pais (acham que já são independentes), andam bem arrumados, porém com as barrigas vazias, preferem colocar R$10,00 de gasolina na moto (com várias prestações atrasadas) e ir para a “balada” do que comprar um arroz, feijão, pagar a energia elétrica, a água. Os pais, reféns, nada podem fazer ou estão arriscados a apanharem, afinal quando drogados ou não, os filhos se tornam valentes, não aceitam conselhos, não os respeitam, tratam os pais como lixos, ou velhos, com gostam de chamar.

As meninas engravidam do primeiro macho, pois homem mesmo sabe de suas obrigações, querem sair de casa, pois não aguentam escutar a mãe pedindo para elas tomarem cuidado. Fazem dos namorados, maridos. São jovens ainda? Tudo bem precisam aproveitar mesmo a idade, no entanto esquecem das responsabilidades, é sempre o imediatismo, tem que ser para hoje e não para o amanhã, não tem uma religião, são indecisos, não sabem fazer nada, são preguiçosos, gostam de viver de aparências, não escutam os mais experientes, há sempre um sorriso de sarcasmo no rosto e ainda se matam entre eles. Não agradecem pela vida, estão sempre a procura da morte. Seus ídolos? Não possuem, ou melhor, admiram pessoas que tem a mesma idade que eles e já possuem carrões, cordões de ouro, mulheres fáceis... Esquecem que a maioria não viverá até os trinta anos e terão apenas dois destinos, cemitério ou cadeia. Como querem conquistar alguma coisa desta maneira? Não se lembram (e nem querem lembrar) que os seus pais já têm cinquenta, sessenta anos e só conseguiram a primeira casa própria, depois de muitos anos de trabalho, acordando cedo, aguentando patrões chatos, rotinas cansativas, deixando de se alimentar direito para dar o melhor para os filhos, sem poder estudar para o leite sagrado não faltar.

Estudos mostram que milhares de jovens (estima-se 50.000) morrerão até 2012 antes dos vinte e cinco anos por mortes violentas, ou seja, muitos vão morrer sem nunca terem trabalhado, terminado o ensino médio, feito uma faculdade, conquistado alguma coisa, sem ter dito ao menos uma vez aos pais, um muito obrigado, nem chegarão perto dos trinta anos, ironizando, nem poderão prestigiar uma Copa do Mundo em seu próprio país (2014), algo raro num mundo capitalista. O que adianta a tecnologia na medicina aumentar a expectativa de vida para 70, 80 anos se não conseguem ultrapassar os 30??? De quem é a culpa? Não sei!!! Dos pais, das más companhias, da mídia, deles mesmos, a soma de tudo isso??? Sei lá!!! Há três pilares fundamentais para a harmonia de uma boa sociedade: FAMÍLIA, RELIGIÃO E ESCOLA, por que será que não seguimos? Porque não vale a pena, é chato, não tem graça, não dá IBOPE, demora muito, não favorece o consumismo, não abastece o capitalismo, porque deixa de existir as promessas de campanha e isso é ruim para a política. Haverá um tempo em que as famílias não conseguirão passar da segunda geração. Não existirá mais jovens, imaginem um país de idosos.

Como ficam os pais? Bom, estes continuarão enterrando os seus filhos, invertendo a ordem natural da vida, morrerão sozinhos, tristes, decepcionados, angustiados, desiludidos, sem entenderem onde erraram e em qual momento perderam os seus filhos, literalmente.

Regor Illesac
Enviado por Regor Illesac em 04/08/2009
Código do texto: T1735436
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.