Reconhecimento

Quem não gosta de ter o seu trabalho ou alguma qualidade reconhecida e admirada? Quem no fundo não gosta de receber um elogio?. Há pessoas que parecem viver para receber elogios, como se eles fossem essenciais, e temos também aquelas que até gostam, mas são um pouco inseguras quando o assunto é se expor e sair dos bastidores para protagonizar uma situação. Entendo o medo de ficar exposta na frente de tantas pessoas, sejam elas boas, crueis ou neutras.

Você já sentiu uma vontade louca de mostrar um 'projeto' visivelmente inteligente e ousado para alguém, mas desistiu por achar que iriam criticar, dizer que era bobagem e rir de você? Quantas ideias maravilhosas você já jogou fora ou foi acumulando no fundo da gaveta com medo de dar a tapa a cara?. Acho que a minha gaveta não tem mais nem espaço, é por isso que agora eu me lanço nessa loucura de escrever e comentar meus devaneios.

Ser calado demais é um problema, mas falar demais também é, não é? Então eu pergunto, quando falar demais e quando ficar calado demais? Acho altamente admirável as raras pessoas que realmente conseguem ter o equilibrio disso. A maioria ou fala demais, ou são silenciosos demais.

Aí surge um pequeno espaço para pensar: Será que eu consigo me expressar ou tenho apenas a ilusão de que consigo quando contrario algum amigo ou pessoa sobre alguma ideia? Será que eu tenho o direito de criticar e achar tantos defeitos nas pessoas, mas também nem se quer faço nada, mesmo que por medo ou insegurança?. Deixo que vocês respondam como quiserem, eu vivo me contradizendo nessas respostas. Nada melhor do que algo que nos faz pensar, pensar e talvez nos leve a algum lugar específico.

Muitas vezes me deparei com pessoas tímidas - confesso que quase sempre me identifico com elas - com ideias e argumentos incríveis, mas que na hora de falar e mostrar toda a sua capacidade travam a ponto de quase esquecerem o próprio nome ( sinto que estou falando um pouco de mim). É uma pena que por conta disso, a gente perca tanta coisa boa, tanta informação que poderia muito bem substituir certas banalidades que somos obrigados a escutar diariamente. Não que escutar algumas besteiras durante o dia seja algo hipócrita nem nada, até porque todo mundo merece um pouco de inutilidade e "shit" para aguentar os dias e as suas desavenças.

Quem nunca quis poder gritar e acordar aqueles alienados sobre a situação do mundo e ser elogiado por isso? Ser elogiado por ter salvado um pouco do que resta da "dignidade' das pessoas?