UMA CRÍTICA MAIS DO QUE JUSTA !

 

     Acabo de receber um e-mail de uma amiga, cujo nome prefiro não citar mas que me chamou a atenção, não só pela elegância com que as criticas foram apresentadas, mas também pela absoluta correção das observações apontadas.

     Em resumo ela me critica por já ter feito algumas crônicas com comentários sobre músicas internacionais, todas elas (as músicas) de muito sucesso evidentemente mas que, pesquisando a fundo sobre o que já publiquei ela não leu nada que pudesse fazer uma simples menção a algum artista ou musica brasileiros. Elogios então, nem pensar !

    Minha amiga inclusive, volto a dizer que com a maior elegância, me acusa de ter um certo preconceito contra as musicas e artistas brasileiros, sendo que tenho criticado sempre que posso aquela coisa horrorosa que alguns chamam de funk.

     Quem me conhece de perto sabe o quanto sou avesso a polêmicas mas, em respeito a essa amiga querida e a outros amigos que possam ter o mesmo pensamento decidi responder a critica e cobrança da através deste espaço.

    É verdade que ainda não tinha comentado sobre nenhum autor, compositor, cantor ou artista nacional e isso não significa que eu não aprecie qualquer um deles. Possuímos excelentes artistas, alguns deles com todas as condições de competir com outros famosos em âmbito mundial mas o caso é que, nem sempre damos valor merecido ao que de melhor possuímos.

     O fato de ainda não ter feito qualquer elogio ou citação elogiosa sobre artistas nacionais também não significa que não conheça a fundo a obra de alguns deles.

    Portanto, tentando me redimir e me desculpar com todos os que pensam como minha querida missivista, resolvi falar alguma coisa sobre um dos inúmeros talentos nacionais e o escolhido foi um poeta chamado Agenor de Oliveira, que nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1908 e já é falecido.

    Esse mesmo senhor é responsável por várias composições que são lindíssimas, verdadeiras jóias da musica popular brasileira , algumas delas tão lindas, tão incrivelmente lindas, que deveriam ser eternizadas na memória de quem realmente tem bom gosto musical.

    Poderia escolher qualquer uma de suas obras mas, vou especificamente relembrar uma delas, talvez a mais romântica, talvez a mais sensível, talvez a mais linda, pelo menos na minha humilde opinião.

    Ela, nos seus primeiros versos diz : “Bate outra vez, com esperanças o meu coração...”. Que coisa mais linda ! A esperança deveria estar sempre presente nas nossas vidas, principalmente no caminho daqueles que amam e até mesmo dos que pensam que não são amados.

    Mais adiante ele declama : “Volto ao jardim, na certeza de que devo chorar, pois bem sei que não queres voltar, para mim “.

    E prossegue : “Queixo-me as rosas , mas que bobagem, as rosas não falam. Simplesmente as rosas exalam, o perfume que roubam de ti .”

   Amigos, prestem bem a atenção a estes versos. É preciso ser extremamente romântico, estar plena e convictamente apaixonado e , acima de qualquer coisa, acreditar com toda pureza no amor para escrever esses versos maravilhosos. Sem contar o fantástico talento desse poeta compositor que, a grande maioria dos brasileiros ou não conhece ou não se lembra.

   O detalhe mais interessante é que é um poema musical com versos de letras simples, sem sofisticação e palavras difíceis, enroladas e complexas, sem nenhum duplo sentido e com uma melodia sensível, amena, dócil, envolvente e que no conjunto, formam uma página inesquecível e absolutamente imortal.

   E o magnifico poeta completa suplicando : “Devias vir, para ver os meus olhos tristonhos, e, quem sabe, sonhava meus sonhos, por fim. “.

   Com toda sinceridade,  me emociono quando escuto esta música, que alias é uma das relíquias que tenho na minha coleção.

   Reconheço que tenho cometido enorme injustiça , tendo este espaço maravilhoso que é o Recanto das Letras e, jamais ter feito qualquer comentário sobre a MPB. Não pensem que sou preconceituoso.

   O que detesto é falso romantismo, letras apelativas e mal feitas e esses pretensos sucessos que a mídia inventa e propaga com a única finalidade de vender CD's.

   Gosto do que é bom, do que é bem feito, do que vem para ficar. E nisso incluo musicas instrumentais, clássicos tanto de artistas e músicos nacionais quanto internacionais.

   Finalizo com um detalhe dos mais importantes : nunca é demais lembrar que não sou escritor, poeta e muito menos critico ou comentarista musical.

   Ah, sim ! O senhor Agenor de Oliveira, prá quem sabe, entende e gosta, é conhecido e reconhecido no mundo da música como “Cartola” e a música a que me refiro, aliás simplesmente maravilhosa, chama-se “As rosas não falam!”......




                              *********                                                                                               




(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 03/08/2009
Reeditado em 16/02/2013
Código do texto: T1734730
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.