Trânsito X Civilização

Todos os dias aceitamos coisas das quais não deveríamos. Desrespeito, desumanidade, desconsideração, negligência, imprudência e por aí a fora.

Às vezes as pessoas pecam por coisas pequenas, mesquinhas mesmo, como no trânsito. Uma ultrapassagem forçada para ficar na sua frente, a pessoa colocou você e outras pessoas em risco, mas o que importa é que ela está uma posição à frente. Ela entrará primeiro no shopping. Isso aconteceu comigo, pensei que fosse até uma emergência, devem estar se dirigindo a um hospital, que nada! Urgência em comprar sabe lá o quê. Motivo banal para tanta imprudência.

Outra que acontece muito é a seguinte situação: você está no trânsito em horário de muito movimento, filas e filas, você, assim como outros, espera um tempão para entrar numa via ou no semáforo, por exemplo, e de repente aqueles apressadinhos, sem nenhuma cerimônia, passam todo mundo pela direita ou mesmo pela esquerda e lá na frente forçam a entrada, que obviamente, você terá que permitir, caso contrário poderá ocorrer um acidente. Por que eles acham que não precisam ficar na fila como os outros? Por que eles acham que podem ter mais pressa que você? Será que eles não percebem que é muito feio furar a fila, que é um desrespeito com aqueles que estão esperando a sua vez? Quando isso acontece me sinto uma idiota, feita de boba.

Faixa de pedestre. É outro problema grave. Experimentem, em Porto Alegre, tentar atravessar a rua usando a faixa de pedestre, os motoristas daqui ainda não aprenderam qual o sentido de ela estar ali, portanto, sua travessia pode ser fatal. Muitas vezes o é. Você só será respeitado no semáforo, e ainda assim tome cuidado, tem que ser correndo, dentro do tempo, um segundo a mais e o motorista passa por cima de você, literalmente. Tudo bem, não estou pedindo para que no momento em que eu bote o pé na faixa o motorista freie repentinamente, pois isso poderia gerar um problema com o carro que vem atrás dele. Eu também sou motorista e sei disso, em alguns casos, se se está muito próximo da faixa, em boa velocidade, fica difícil parar num rompante. Estou pedindo que, quando tiver uma pessoa tentando atravessar a rua, os motoristas que estão um pouco mais distante e que viram a pessoa tentando seguir seu caminho, que diminuam e parem que é sua obrigação e dever para com o pedestre. Não sei em outros lugares, mas em Porto Alegre e região metropolitana isso é uma constante, um desrespeito e uma desconsideração com o próximo. Engraçado é que nessas horas os agentes de trânsito nunca estão por perto para se fazer cumprir a lei.

E assim, todos seguimos, esperando horas para atravessar a rua, mesmo em cima da faixa de pedestre, sendo ultrapassados por pessoas arrogantes que nos põe em risco, sendo passados para trás nas filas por aqueles que se consideram mais importantes do que nós. Civilizados? Acho que não. Educados? Só se tiverem tido a educação das cavernas e mesmo lá talvez houvesse mais respeito uns com os outros. Aguardo ansiosa o dia em que as pessoas ditas “civilizadas” comecem a se portar como tal.

Meu blog: www.literaturaedialogos.blogspot.com