MEDO !!!

 

     Lembro-me de que quando era criança tinha verdadeiro pavor de escuro, de luzes apagadas, penumbra enfim, da escuridão. Na minha imaginação infantil eu achava que o escuro escondia monstros horríveis, com bocarras de centenas de dentes super afiados que , se eu desse uma chance, me devorariam com uma só mordida.

    Também me lembro das inúmeras vezes em que eu demorava a pegar no sono e cobria a cabeça com o travesseiro e fechava os olhos, como se isso pudesse trazer claridade na minha noite e me ajudasse a dormir melhor.

   O tempo foi passando e tive a oportunidade de conhecer outros medos, como por exemplo medo do dentista, de tomar injeção, de andar de avião e outras bobagens e tolices próprias daquela época.

   Hoje, passados tantos anos, já sessentão, entendo melhor o medo. Não vou dizer que me considero o Super Homem, aquele que todo mundo pensa que não tem medo de nada. Seria uma tolice porque o Super Homem tem medo sim, tanto de kriptonita quanto do casamento.

   Tenho meus medos, claro que tenho ! Só que aprendi a conviver com eles e na maioria das situações, consigo até enganá-los.

   Cito alguns exemplos. A primeira vez que viajei de avião, antes do embarque eu suava frio e estava com medo do avião cair e pasmem, acreditem se quiser, tinha medo de não saber prender o cinto de segurança.

   Uma enorme bobagem porque, tão logo levantamos vôo fiquei tão deslumbrado com a paisagem e com o tapete de nuvens que até me esqueci que estava com tanto medo quando cheguei ao aeroporto.

    Hoje, sentado aqui na minha varanda e olhando para um belíssimo céu azul, acho graça das situações que já enfrentei e que foram necessárias para que eu pudesse superar o medo.

    Quem é que não sente ou já sentiu um friozinho na barriga de vez em quando ? Quem é que não tem medo que extrair um simples dente ciso ? E , como é o meu caso, quantos ainda têm medo de dançar uma valsa com a neta no baile da formatura ?

   Já tive oportunidade de comentar em outros escritos que na minha juventude sempre fui uma pessoa super tímida (hoje sou um pouco menos tímido) e que, na maioria das situações me escondia por trás dos óculos que usava precocemente.

   Entretanto, hoje em dia analisando aquele passado percebo quantas oportunidades foram perdidas em função da minha timidez e do meu medo. Sim porque, quem disse que timidez não é uma grande dose de medo ?

   O tempo, grande aliado e conselheiro do progresso nas nossas vidas me ensinou que o melhor remédio para combater o medo é simplesmente adotar uma coisa chamada confiança. Acreditar em si, nas nossas qualidades, no nosso potencial, no nosso talento.

  Quando mais novo eu me achava muito feio (hoje em dia, me acho menos feio), baixinho, magrelo e para piorar, usando óculos, tinha um certo receio de me aproximar das garotas.

   Era o medo disfarçado e em parceria com minha insegurança e timidez. Um dia, e sempre tem um dia e a primeira vez nas nossas vidas , uma garota que eu considerava feia, tímida e insegura me ensinou uma das maiores lições da minha vida.

   Ela me mostrou que nós, seres humanos, somos únicos, inigualáveis, inimitáveis e incomparáveis. Resumindo, neste planeta de bilhões de habitantes, não existem duas pessoas absolutamente iguais.

   Precisei de algum tempo para entender esse magnifico ensinamento, levei alguns tombos, alguns foras, cometi inúmeros equívocos e incontáveis gafes mas finalmente aprendi.

   Se somos únicos, não temos motivo para sermos inseguros. Não é tão difícil assim desenvolvermos a auto confiança. E para falar a verdade, esta não é uma crônica de auto ajuda mas, um simples relato de experiências vividas.

   A grande e inabalável verdade é que hoje convivo bem com meus medos. E repito, na maioria das vezes, na grande maioria das vezes, gosto de enfrentá-los, desafiá-los. Me sinto muito bem superando obstáculos que antes eu julgava intransponíveis. E eram intransponíveis porque me faltava confiança e eu me deixava dominar pelo medo.

   Para se ter uma ideia do quanto a confiança é importante, recentemente ao entrar no condomínio em que moro, dei de cara com um cachorro enorme e muito feio e que assim que me viu começou a rosnar e me mostrou seus dentes afiadíssimos.

   Confesso que fiquei paralisado, sem saber o que fazer por alguns instantes e a primeira reação foi continuar olhando prá ele. Ele continuou rosnando e, conseguindo dominar o medo continuei olhando fixo para o animal e abri ligeiramente a boca, também mostrando meus dentes.

   Essa cena insólita continuou por alguns segundos e para minha surpresa e alivio, o cachorrão fechou a bocarra, baixou o focinho, colocou o rabo entre as pernas e foi assustar numa outra freguesia.

  Surpreso e ao mesmo tempo orgulhoso, fui pra casa com um sorriso nos lábios. Antes de terminar eu quero confessar uma coisa.

   Até hoje, ainda morro de medo de ir ao dentista e tomar injeção....




                                 *********





(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 02/08/2009
Reeditado em 16/02/2013
Código do texto: T1732753
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.