A Tenda
 
Participei da montagem, pela manhã. É claro, só dando palpites e fazendo perguntas. Quando vi que tudo ia dar certo e que tudo estava saindo melhor do que a encomenda fui para casa a tempo de almoçar com minha família. Voltei no fim da tarde e de longe a vi: estava armada bem lá no fim, fechando a Praça: a Tenda branca mais bonita que qualquer tenda oriental e que durante dezesseis dias vai servir de palco para que o melhor da diversidade cultural de Lavras se apresente a um público que já pede por ela – A Mostra Cultural de Lavras em sua quinta edição. Está visível de longe e a noite estará toda iluminada aumentando o esplendor da vida. Cadeiras brancas dispostas em fileiras estão a espera do público que se sente ali, em um mundo de sonhos. Ecoam em minha lembrança comentários ouvidos nesses anos todos: parece que estamos em... e lugares são trazidos a memória de quem vivenciou momentos inesquecíveis em outras paragens. E Lavras se torna assim, por duas incríveis semanas, outro lugar. E sonho que um dia, em outro lugar qualquer alguém diga: Parece Lavras. A alegria que esta mostra nos traz e que transcende no olhar das pessoas que nos  sorriem agradecendo é a grande recompensa por um trabalho extenuante. Não é fácil fazer com que tudo saia perfeito (ou quase). Mas, a cada ano de sua realização, o trabalho se torna mais fácil.
          É a primeira vez que usamos uma Tenda como palco. Antes (exceto o primeiro ano, quando alugamos um palco imenso)  realizávamos  a Mostra completamente ao ar livre, quase sem proteção acústica para os sons, que sofriam os efeitos da dispersão. A cada ano os cuidados aumentam: cuidados com os artistas, cuidados com o público. E eu a olho, a Tenda, me afastando aos poucos, ouvindo ressoar em meu espírito os sons que a noite trará. Vou para casa ficar bonita para receber os convidados. O nosso respitável público e seus artistas encantados. Uma bela noite para todos nos.


(Foto da Praça Dr. Augusto Silva, que chamamos simplesmente de Jardim. Visualise ao fim desse largo e longo corredor a Tenda. Esta é apenas uma parte da Praça que realmente é muito bonita e frequentada)