FESTIVIDADES DO MÊS DE AGOSTO

Para exaltar sua pessoa, o imperador César Augusto decretou a mudança do sexto mês do ano romano que era denominado “sextil” para agosto. O mês de agosto é oitavo mês do calendário gregoriano.

Apesar de inúmeros acontecimentos importantes terem sido registrados neste mês, popularmente o mês de agosto é tido como o mês do desgosto. Esta superstição internacionalmente conhecida é muito acentuada no nordeste e nas regiões rurais. Não existe explicação fundamentada para esta crença popular, uma vez que quando aconteceu esta homenagem ao imperador Augusto, muitos acontecimentos favoráveis estavam sucedendo em sua vida, como a sua elevação a dignidade de cônsul e a conquista do Egito.

Estas manifestações culturais muito presente na historia do povo brasileiro, que são repassadas de gerações a gerações, as superstições, lendas, danças, são comemoradas neste mês, no dia 22. Esta data foi escolhida como o dia do folclore porque foi neste dia do ano 1846 que uma revista de Londres publicou o primeiro artigo de tradições e lendas de autoria do arqueólogo inglês William John Thoms. Folclore significa conhecimento de um povo. “Folk”, povo, “lore”, conhecimento.

Se voltarmos o nosso olhar para a história constatamos que neste mês de agosto muitas acontecimentos importantes são destacados, vindo colocar em xeque o adágio popular que o mês de agosto é o mês do azar.

O dia do estudante é comemorado em todo Brasil com alegria na data de 11 de agosto para relembrar o grande feito de D.Pedro I, que neste dia do ano de 1827 criou em São Paulo e em Olinda os dois primeiros cursos de ciências jurídicas no Brasil. Mais tarde por sugestão de Celso Gand Ley a data foi escolhida para homenagear todos os estudantes.

A poluição é um tema de muita preocupação nos dias atuais. A degradação da natureza provocada pela poluição dos rios, do ar, desmatamento da floresta e mau uso do ambiente de um modo geral, provocou um movimento que designou a data de 14 de agosto como “dia de combate a poluição”.

Em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o patrono do exército brasileiro, que nasceu no dia 25 de agosto, esta data foi escolhida como o “dia do soldado”. Soldado é uma palavra originaria do latim que significa “alguém que é pago para servir”.

Sem dia certo, no mês de agosto, é comemorado “o dia dos pais”. Sabe-se que a idéia de homenageá-los data de 1909, quando nos Estados Unidos Sonora Louise Smart Dood, filho do veterano da guerra civil John Bruce Dood, teve a idéia de prestigiar seu pai que cuidou sozinho de seus filhos após sua esposa falecer da gestação do sexto filho. Por solicitação de Sonoro a data foi oficializada e em 1910 foi comemorada em Washington, nos Estados Unidos. Em 1972, o então presidente, Richard Nixon oficializou esta data nacionalmente e foi depois difundida por todo mundo. Não existe dia certo para festejar o “dia dos pais”. Alguns paises comemoram no terceiro domingo de junho, outros no segundo domingo de agosto como no Brasil.

O mês de agosto é também dedicado a reflexão sobre as vocações em geral. Comemorar é trazer a memória, recordar. É preciso homenagear os grandes heróis, lembrar os grandes feitos, reviver os grandes momentos, conquistas importantes festejando as datas e os acontecimentos históricos passados.

"No passado está à história do futuro." (Juan Donoso Cortés)

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 31/07/2009
Reeditado em 02/05/2020
Código do texto: T1730394
Classificação de conteúdo: seguro