MULHER , VIDA EM PESSOA
Nas entrelinhas da caminhada que aqui fazemos,
encontramos exemplos que as vezes fogem ao nosso vago entendimento do que é a vida. E nesse contexto as mulheres nos surpreende de forma muito positiva, fazendo com que acordemos da inercia que por vezes nos visita. Mulheres com suas aparencias frageis, seus modos gentis, seus sorrisos marotos, e sua imensa capacidade de decidir o que fazer e como fazer a diferença no mundo em que vivem. O tempo passa e me convenço cada vez mais que a mulher é realmente o equilibrio da humanidade,o porto seguro de todos nós, mesmo quando não queremos admitir isso. Mulheres capazes de enfrentar as leis discriminatorias em paises marcados pela violência. Mulheres usadas como objetos, mulheres deixadas e massacradas como escravas, marcadas pela crueldade. Elas não se curvam perante a dor, não se entregam as perdas, choram com a mesma intensidade que demonstram ao lutar por aquilo que acreditam. São capazes de distribuir seu leite ao filho alheio, dar seu colo ao abandono,dar coragem a quem perdeu,virar criança pra poder aprender. Seus traços diferenciados fazem da sua imagem um convite a sedução, mesmo assim, não perde o dom inigualavel de se impor, de se fazer respeitar. Me encontro sempre encantado diante delas, da sua coragem,sua obstinação, sua capacidade de dar a vida, de receber seus homens cansados da guerra, de esperar seus filhos. Resumo o que penso através de um acena que me vem a cabeça nesse instante: Num campo de refugiados, uma mulher com seu flho recem nascido, amamenta-o com o pouco de leite que tem, ao lado, não muito distante, uma outra mulher tenta acalentar seu bebê, que chora, pois ela não tem mais leite, e a ração do dia já foi distribuida. A mulher que amamenta coloca à disposição daquela desconhecida seu outro peito , dando assim um pouco de alento no meio do caos. Essa cena não é invenção da minha parte, foi descrita numa reportagem sobre os refugiados. É a cena que representa de forma mais divina a capacidade de dar a "VIDA". Que essa capacidade de doar, de partilhar no meio da nada o pouco que se tem , sirva de inspiração pra todos nós que as vezes reclamamos por tão pouco.