O PROBLEMA É A CAUSA OU CONSEQUÊNCIA? (Toda causa gera um efeito, e todo efeito é também uma causa.)
Quem tenta resolver um problema cria outro problema, quem tenta evitar consequências atrai mais consequências. Deixe que as consequências dissolvam os problemas. Elas são tão fortes e certas que nem o perdão consegue evitá-las, então, para ser feliz fique longe das más consequências. Por certo, a solução do problema está no próprio problema, com o veneno faz-se o antídoto de si mesmo!
Eu aprendi com o Kant que Deus é a causa sem causa, ou consequência sem causa, e a maior prova de Sua existência é a nossa necessidade de coerência no raciocínio. Então se eu vim de meu pai, meu pai do pai dele e ... seguindo essa lógica, vai se chegar em um que existiu de ninguém, isso é necessário para satisfazer os limites de homem racional. Aí, pensei, o simples gera o complexo e, em forma de círculo, repousa a ideia de que Deus é o tudo que veio do nada. Um ser perfeito e portador de todos os atributos inclusive o da existência, como diz Descarte.
O erro da vingança é provocar o desequilíbrio e o da justiça é exceder na correção, para mais ou para menos, atribuindo consequências que não são próprias de suas causas. Só lembrando, uma causa é consequência de outra causa anterior até que uma consequência, solteira, tenha o nada como sua causa. O nada só é causa e não consequência se a existência não fosse redonda, e as pontas do círculo não se encontrassem, mas quando se fecha o circunferência, a consequência disto é a causa daquilo.