Imagem: Expulsão de Adão e Eva do Paraiso - Michelângelo
Música: Sinfonia 5 - Beethoven

Para ouvir a música clique:
www.ocaminhodedavi.com


Ciência, desenvolvimento e evolução

 
Se analisarmos toda a história da humanidade, o desenvolvimento deu-se de maneira lenta e gradual. Acredita-se que o fogo surgiu há oitocentos mil anos atrás, que a roda possua seis mil anos, que a escrita apareceu por volta de cinco mil e quinhentos anos, que o ferro foi descoberto há três mil e quinhentos anos e assim por diante. Tudo isso na pré-história e na idade antiga. 

 Na idade média a humanidade esteve paralisada pelas guerras e pelos ditames da religião. Na idade moderna, o parco desenvolvimento da época, foi atropelado pela ansiedade causada por um milênio de letargia.

A idade contemporânea, marco do inicio do grande desenvolvimento da humanidade, deu-se em 1789 com a Revolução Francesa. Essa nasceu sob a égide do Iluminismo, do culto da razão e do império do capital. O desenvolvimento tecnológico nasceu com a humanidade, mas, a partir daí surgia à pesquisa sistemática e a ciência ganhava novas dimensões.

Apesar dos duzentos e vinte anos de idade contemporânea, o grande desenvolvimento aconteceu nos últimos cem anos. Quase todos os campos de atividades humanas experimentaram elevadíssimos graus de desenvolvimento. Ninguém imaginaria nesse último século o progresso nas comunicações, transportes, eletroeletrônica, informática e tantos outros. O mundo se transformou em uma verdadeira aldeia e o individuo passou a ter a sensação que a vida se tornou mais fácil graças a esses avanços.

Todos esses avanços devem-se à ciência. A ciência é o conhecimento racional e rigoroso de qualquer assunto. Ela é um dos instrumentos de evolução do ser humano. Apesar de bela, rica e evolutiva a ciência possui os seus subprodutos que podem ser bons, neutros ou maléficos.  A tecnologia, um dos subprodutos da ciência, é boa quando facilita a vida dos indivíduos; neutra, quando as pessoas vivem bem sem ela e prejudicial quando compromete a saúde, a natureza ou se torna instrumento de destruição em massa.

Assistimos na era contemporânea um grande desenvolvimento que veio facilitar a vida de milhões de pessoas, muito embora a um custo muito elevado, principalmente, para a natureza. Outra vitima do desenvolvimento é o próprio ser humano que se tornou um escravo do consumo. Hoje se trabalha para consumir uma tecnologia que, sabidamente, amanhã estará obsoleta.

O desenvolvimento quando respeitar a natureza. Quando ele estiver a serviço do bem estar do ser humano e não da exploração do homem pelo homem. Quando além do rigor e da razão pura o amor fazer parte da ciência. Quando o acesso a ciência e a tecnologia forem universais e não apenas a serviço de uma elite privilegiada. Quando tudo isso acontecer, não estaremos vivendo uma utopia, sim, a evolução humana. 
 


Roberto Pelegrino
Enviado por Roberto Pelegrino em 29/07/2009
Reeditado em 29/07/2009
Código do texto: T1725244