EXEMPLO DE OTIMISMO...

Há um bom tempo acompanho o estado de saúde do nosso Vice-Presidente da República – José de Alencar – e vejo nele um exemplo de vida. Todos sabem que ele tem uma daquelas doença que acaba com o lado otimista da pessoa, pois se trata de um câncer que afeta um órgão vital do ser humano, considerando que a doença se estabeleceu no aparelho gástrico intestinal. Mesmo sofrendo desse mal e sabendo estar com os dias contados entre os encarnados, sempre que o vejo dando uma entrevista tenho um arrepio, em face da compaixão que toma conta de mim, pois só consigo enxergar uma pessoa altruísta e cheia de esperança, que em nenhum momento mostra abatimento. Ou melhor, vejo que ele encara a doença como algo inexorável, mas ao mesmo tempo, mostra que está compadecido com a sua sorte e consegue falar em coisas boas e em semear palavras de resignação com o seu estado, como um eterno admirador do Deus. Isso, a meu ver, é que lhe dá forças para continuar vivo e superar todas cirurgias que já sofreu. É um homem corajoso e brioso em todos os aspectos, porque não se trata de uma pessoa comum, que goza de saúde. Trata-se de um moribundo que tem ciência da sua grandeza como homem público e fala como tal, sem se mostrar atingido com o seu estado deplorável em termos de saúde. Isso não é coisa peculiar de qualquer um. A pessoa tem que ser gigante para enfrentar o que se passa da sua vida e ao mesmo tempo manter-se inabalável com as coisas que giram em torno de si como homem público.

Exemplo dessa galhardia e dessa coerência surge quando José Alencar fala de seu mal, conforme notícia publicada no site Jus Brasil Política, através da Folha On Line, onde demonstra a seguinte coerência, honra e otimismo:

"Eu estou aguardando primeiro que Deus me cure, porque, se eu não estiver curado, não posso levar nenhuma proposta ao eleitor. Não seria honesto. Se eu não estiver em condição de saúde, não terei como exercer um mandato."

No mesmo site encontramos mais informações sobre ele no seguinte sentido:

“Segundo o chefe de gabinete, o vice-presidente fez várias cobranças de "assuntos que estavam na pauta desde ontem". "Esse é o espírito de Alencar. Ele está muito animado, muito otimista e vai dar certo", afirmou.”

Sabendo-se que a pessoa precisa de esperança para continuar vivendo, fica difícil para nós visualizamos esperança numa pessoa com tantos problemas sérios no seu organismo, pois já passou por várias cirurgias e a doença não recua. Entretanto, cada vez que ele sai de uma cirurgia cheia de complexidade e complicações, não visualizamos nele aquele abatimento normal de uma pessoa que convive com uma doença tão grave. Isso para mim é um exemplo para nós que temos saúde de que devemos agradecer a cada hora nossa condição saudável, pois nem todos nós temos capacidade de nos mantermos tão serenos como esse homem, que para mim sempre será um exemplo a ser citado. Parece até que Deus o colocou de exemplo nas mãos do Presidente da República, para aquele possa pensar melhor nos seus atos e enxergar que não vale a pena continuar conduzindo o Brasil de forma tão descompromissada com a moralidade pública.

Aliás, entre tantas coisas mal faladas pelo Lula, através dos seus improvisos, cito uma que não pode ser elencada como tal, porque condiz com o momento de tristeza que alcança o nosso Vice-Presidente e por se tratar de uma manifestação (como exceção), que espelha com grandeza a situação de José Alencar, conforme matéria extraída do site citado alhures abordando sobre a seguinte manifestação do Lula:

“Ele afirmou que Alencar é um exemplo de moral, ética e perseverança. "Não sei se algum (próximo presidente) terá felicidade de ter um vice da qualidade de José Alencar", disse Lula. "Nunca perdi um minuto de sono por estar viajando e o José Alencar estar na Presidência", acrescentou. Lula lembrou da história de superação de Alencar na luta contra contra o câncer e elogiou a sua postura. "Graças a Deus você está vivinho da Silva. Já provado e aprovado em três operações. Quando a gente está na beira do caixão, morto, todo mundo é bom, mas o que é prazeroso é ouvir elogios que você ouviu na frente do seu filho. Que Deus lhe dê mais 20 ou 30 anos de vida, comentou o presidente, com a voz embargada. Em entrevista, o vice-presidente contou que havia feito uma brincadeira com Lula: Quando eu cheguei, o presidente disse assim: você é o cara. E eu disse: não, eu sou o vice-cara”.

Comungo inteiramente com essa manifestação porque sei que ela foi autêntica, até porque coincide com a personalidade de José Alencar, eis que é capaz de brincar e fazer piadas num momento tão sério na sua vida. Essa sua postura é que devemos lembrar como exemplo de vida, com a assertiva inalienável de que não somos responsáveis pelo nosso destino e pelo nosso fim carnal. O comportamento de resignação é uma obra maravilhosa que não está presente em muitos, por ser uma exceção que acompanha o coração de poucos.

Entre tantos desmandos e tantos exemplos nocivos que perfilham o poder, surge esse fato que chama nossa atenção por ser uma onda humana de luta pela sobrevivência.

Espero que tal performance de heroísmo possa ser refletida com uma dose importante de conscientização no mundo político, para que o sofrimento de um possa impregnar na consciência de muitas e que a maioria daqueles que dirigem nossa Nação possam entender que não vale a pena viver alguns anos anexado ao poder, aceitando suas mazelas de bastidores, para depois todos terem o mesmo fim inarredável, tendo que responde por seus atos num Tribunal Universal.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 27/07/2009
Código do texto: T1721639