[MINHA] RECEITA DE FELICIDADE

 
            Desde que o homem se descobriu como um ser no mundo passou a procurar a tão sonhada felicidade. Muitos já tentaram encontrar e vender esta fórmula publicamente secreta. Alguns já fizeram fortuna ensinando os caminhos que levam a felicidade. Existe uma receita? Um caminho? Um jeito de ser feliz? Eu não acredito em receitas, manuais que ensinam a ser feliz. Acredito na felicidade como algo pessoal e intransferível. Mas contagiante!
 
            Eu acredito na felicidade como escolha. Decisão. Atitude. Não acredito que ser feliz seja sinônimo de não ter problemas. Ausência de conflitos. Eu vejo a felicidade como uma conquista. Uma construção inacabada. Uma plantação em constante crescimento. Uma obra nunca terminada. E discordo do poeta quando ele diz que não existe felicidade, apenas momentos felizes. Ora, se a vida é a soma dos momentos vividos, então há felicidade sim, embora entrecortada por momentos de dor, tristezas e perdas.
 
            Buscar, no outro, a nossa felicidade pode ser uma grande cilada. Ser feliz, para mim, é sinônimo de viver em paz com nossas escolhas e isto não é fácil. Por isso precisamos usar as nossas ferramentas e fazer deste caminhar um projeto útil para nós e para o outro. Não podemos esperar que o outro caminhe nossos passos, ou carregue nosso fardo. Não há nesta atitude nenhum egoísmo. Devemos, sim, compartilhar partilhar, dividir, nunca transferir ou assumir as tarefas alheias.
 
            A felicidade reside no otimismo, nos sonhos, nas ilusões. Ser otimista não significa fechar os olhos aos problemas, mas enfrentá-los com coragem; ter bom humor não é antônimo de não sofrer, é não se deixar vencer pela tristeza, por maior e mais forte que ela seja; conservar os sonhos de infância, as doces ilusões da adolescência não é o mesmo que imaturidade ou fuga da realidade, mas uma forma de continuar acreditando no mundo, de manter a cabeça nas nuvens, mas com pés bem fincados no chão. 
 
          Eu acredito que somo felizes quando não deixamos a irritação, o mau humor, a descrença, a má vontade, a tristeza ou a desilusão assumirem o comando de nossa vida. E esta não é uma receita, mas uma escolha. Eu creio que sou feliz porque não consigo ser de outro jeito. Tenho uma fé enorme, uma alegria que renasce sempre, uma disposição de acreditar sempre  no melhor e acredito, sinceramente, que nasci para ser feliz, e sou, apesar de tudo e de todos, ou exatamente por tudo e todos! 

          Portanto, minha receita é: não procure receita, apenas viva em paz e autenticamente. Seja responsável por seu destino, não delege a ninguém o poder de fazê-la (in)feliz. E, por último, nada do que eu disse deve ser considerado, crie seu próprio conceito e jeito de ser feliz!  Um feliz e abençoado domingo para você!!!!







Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 26/07/2009
Código do texto: T1720112
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.