Um amor

Um amor não é algo fácil de se achar...amor (primeiro, precisamos termos em nós mesmos). Gostar, que seria a palavra mais adequada. Gostar de si na verdade, para gostar dos outros. Amar não é tarefa simples. É coisa para poucos. Geralmente as mulheres o tem, porque suas vidas são vividas sob forma de paixão. A paixão, que para muitos é passageira constitui uma crença de que naquele outro, ou naquela, tudo se resolverá. A paixão, na literatura, está associada à tragédia, porque somente a morte resolve os males do mundo. Por isso, a paixão é verdadeiramente uma doença que não cura os males da vida. Não os provoca, mas deles se fica refém.

Porque na paixão se está diante do amor que não existe, porque é referido a um outro que não se pode perder. E o amor, de verdade, sempre existe em função do que se pode perder. A vida é cheia mesma de contradições, porque até para se pode amar, mas não se poderá ter o outro. Ter o outro é sinal de egoísmo, e egoísmo é querer pra si o que é do outro. Toda vez que queremos fazer com que o outro seja nosso, isso se torna ambição, que não é virtude, porque é mentira. Uma mentira que não se pode acreditar.

O amor, de verdade, é aquele que não acreditamos muito, e menos ainda cremos. Mas, justamente por não crermos, ele acontece!. Justamente por duvidarmos ele se confirma. Justamente por não fingirmos ele acontece. Amar não é interpretar personagens de amor. Nem recitar palavras vazias. Menos ainda fazer intelectualismo. Amar não é mentir, achando-se na mentira sua verdade. Amar é somente encarar o outro, em sua verdade, sabendo-se que primeiro inicia-se no desejar alguma coisa. Pois a verdade reside no desejo de aprender com a vida. Amar não é difícil porque não é coisa complexa, se o fosse, somente os intelectuais ali residiriam. Amar é coisa simples, de quem não complica, porque não insiste. Amar não é sinônimo de chateação, é alegria na forma simples de suportar saber que a solidão é o que mais pode solidificar uma relação. Mas, uma relação que já começa baseada na solidão, tem chance de se espedaçar. E é assim mesmo: amar é enfrentar um gelo, que se aparenta forte, mas que num pingar de gotas se espedaça. Por isso, o amor é uma virtude de quem tem carinho, porque o amor é frágil, e só pode se sustentar numa leveza administrada pelo simples...pelo apreço...pela dedicação...pelo cuidar...

arrab xela
Enviado por arrab xela em 23/07/2009
Reeditado em 28/01/2012
Código do texto: T1715078
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.