DO OUTRO LADO DA CRUZ

Olho neste momento para dentro de mim, como se olhasse um espelho capaz de refletir toda minha alma, mergulhada e manchada pelas coisas do mundo, por todos os pecados que cometi e ainda mais, pelos que sei que na minha fraqueza de homem, cometerei.

Olho as pessoas à minha volta, vejo seus problemas e suas fraquezas. Vejo suas virtudes e seus defeitos. Cada vez mais me convenço que a cruz abraçada por Cristo é nosso único caminho. A cada instante, vejo refletido neste espelho a minha, a sua, a nossa vida! Qual o caminho a seguir? Onde depositaremos nossas esperanças de mudar o que já está definido por nossos atos passados?

Nada poderá mudar o que está feito, embora possamos recomeçar a cada segundo. Nossos erros já foram pagos pelo crucificado. O que nos acompanhará, serão as conseqüências destes erros. Deus, ao nos constituir do livre arbítrio deu-nos os caminhos e o mapa do tesouro. Agora, cabe a cada um de nós, descobrirmos onde está e qual valor daremos a ele. Ao escolhermos a cruz, O encontraremos nela, crucificado e abandonado, todos os dias de nossas vidas. Não tenhamos medo. Jamais estaremos sozinhos, mesmo no abandono dos homens: “A ausência dos homens acontece, para que possamos ficar a sós com Cristo”. (Igino Giordani) Nós e Ele. Ele crucificado. Nós, tentando na nossa imperfeição de amor, galgar o outro lado da cruz: ressuscitar no Ressuscitado.

Tenhamos a certeza deste dia. Vivamos pela certeza desta promessa testemunhando com nossas vidas que a unidade não é utopia. Ela é possível se começarmos a vivê-la dentro de nós e fazê-la refletir, cada vez mais, no espelho do outro.

A escolha de Cristo é única, individual e intransferível. Deve ser refeita a cada segundo, após cada gesto, depois de cada batida do nosso coração. O pecado é meu. A dor é minha. É minha a busca do Cristo.

No entanto, a luz deste encontro, Eu e Cristo, deve-se doar à humanidade para a construção do testamento do Cordeiro: “Que todos sejam um!” Ele nos quer santos, misturados à esta multidão que parece ser esquecida, mas não é. Ele está presente em cada um, em cada ato, em cada folha que cai. Nada acontece sem o Seu consentimento ou sua vontade, mesmo que não consigamos entender Seus desígnios. Mesmo que pareça não existir Sua presença.

Busque-O. E O encontrará refletido em cada um que por vontade ou desígnio Dele, cruza o teu caminho. Nada é em vão. Tudo faz parte de um tesouro escondido em nós, do outro lado da cruz, onde mora a Vida!

Textos e livros do autor:

www.omeninoquequeriavoar.com.br

contato@nivaldomossato.com.br