Máscaras
Estive pensando em como é que nos apresentamos para as pessoas. Claro que cada caso é um caso, por exemplo, numa entrevista de emprego querem saber de você coisas que tenham relação com o trabalho, seu currículo, e aí entra toda a sua experiência e estudo sobre o cargo do qual está interessado, além disso, entra o interesse por sua vida pessoal e familiar, porque os empresários não querem uma pessoa cheia de problemas para que no futuro "eles" é que não venham a ter problemas.
Mas e se você estiver se apresentando para algum amigo ou para alguém especial? Como é falar de si? Como falar de si mesmo sem falar dos defeitos. Prazer sou fulano, sou a melhor pessoa do mundo, a pessoa mais divertida que você já viu, a mais honesta, a mais encantadora, a sem defeitos, a melhor... Quem é que consegue ser sincero o suficiente pra dizer: “eu sou um chato”; “eu sou invejoso”; “eu tenho mal-hálito”; “eu sou mal-humorado”; “eu peido”; “eu minto”; “eu sou preguiçoso”; “eu sou egoísta”; “eu sou mal-caráter”; “eu não presto”; “não sou solidário”; “não sou boa companhia”; “não sou parceiro”; “não tenho cultura”; “sou limitado”; “sou alienado” etc.
Quando é que alguém fala mal de si? Nunca. Porque dói, dói perceber o quanto temos defeitos, dói enxergar a realidade. Então criamos máscaras para que os outros não possam ver quem realmente somos, nossos segredos. Segredos que nem nós enxergamos ou não queremos enxergar. O problema está no tamanho da máscara que usamos. Tudo bem não termos uma clareza plena sobre o que realmente somos, já que em geral os outros é que sabem mais de nós do que nós mesmos, é bem aquela história de que conseguimos sempre ver melhor o saco que a pessoa da frente carrega (da lenda da fila indiana). Porém, se nos pomos uma máscara muito grande, se não tentamos admitir nenhum ou muito pouco de nossos defeitos, não temos como melhorá-los, ou seja, não tentamos crescer.
Ter um pouco de ciúme, pode até dar uma temperada, mas ser muito ciumento pode destruir um relacionamento. Não ser das pessoas mais alegres tudo bem, contudo se você for um chato, como querer que as pessoas não se afastem? Pense, será que sou interessante, será que não sou um chato? Tirar a máscara pode ajudá-lo, embora seja extremamente difícil, tente. Digo ser extremamente difícil por experiência própria, ainda assim, tenho tentado.
Meu blog:www.literaturaedialogos.blogspot.com