AMIZADE E AFETO

AMIZADE E AFETO

ANTONI BIGCUORE*

Muita gente confunde rede de relacionamentos, com amizade.

Com o advento das altas tecnologias de comunicação, caso especifico da internet, muita gente possui via MSN ou outros tipos semelhantes, um rol de relacionamento fantástico.

Mas, isto não significa necessariamente que a pessoa tenha muitos amigos. Ela tem, na verdade, um rol de colegas internautas!.

A amizade autêntica nasce de um encontro de identidades, de muitas coisas afins. É algo que se constrói com o passar do tempo.

A confiança é a base de tudo!. Sem ela, não existe amizade verdadeira. Eu confio em você e você confia em mim. Eis o alicerce de um grande edifício emocional.

O amigo é provado nos bons e maus momentos. Sobretudo, nos maus momentos!.

A amizade é como uma plantinha que todos os dias exige cuidados. Temos que regá-la sistematicamente e, dessa forma, ela vai se desenvolvendo.

Amizade é cumplicidade!. Nasce em corações sinceros!. O amigo nos escuta, nos exorta, nos puxa as orelhas, inclusive, quando a circunstancia assim o exigir.

Com o amigo, você confia e, portanto, compartilha com ele seus medos, suas emoções e sentimentos. Este desabafo, melhora inclusive, o sistema imunológico.

Aumenta, dizem os especialistas, até os neurotransmissores, tipo serotonina e endorfinas, aumentando a imunidade e sensação de bem estar.

É imperativo educar nossas crianças, (dentro da educação emocional), para os reais valores da vida; valores estes que nos trazem a verdadeira felicidade. O que a mídia nos sugere não passa de uma grande mentira! Ela visa apenas a tirar de nosso bolso recursos para seus clientes.

Isto é tarefa do Estado. O Governo, dentro do ministério da educação, deveria ensinar já na pré-infância, o que se chama de “Inteligência Emocional”. Dentro desta matéria, então, se ensinaria nossas crianças sobre o valor de se cultivar boas amizades e viver para ser feliz!.

As crianças são inteligentes e se perceberiam, desde cedo, esta necessidade. É preciso incentivar, isto sim, coisas boas como esta.

E não ficar estimulando, como fazem as empresas privadas, a tomar cerveja. É um absurdo incentivar a beber usando a massa mídia!!!.

É o cumulo dos cúmulos!. Acho que é só no Brasil mesmo!.

E o governo não faz nada para amenizar este problema. Fez contra o cigarro, mas o “lobby” da bebida é muito forte, e parece que o braço do Governo anda meio fraco.

Sonhar é preciso, e este é meu grande sonho que, infelizmente, não vou ver realizado, pelo menos é o que parece!.

====================================================

(*)autor é Escritor,cantor e compositor. ACesse sua página na net http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

(sp.sp.20.07.2009, 2a.feira, às 17,20 hrs.)

====================================================