Isso é verdade

Cientistas foram a uma ilha que fazia parte de um arquipélago e viram que alguns macacos lavavam raízes antes de comê-las. Eles fizeram um estudo sobre este comportamento. Algum tempo depois foram a outra ilha e viram que todos os macacos lavavam as raízes antes de comê-las. Estabeleceram então o axioma do centésimo macaco.

Este axioma estabelece que em uma espécie, quando uma determinada quantidade de criaturas passa a ter um comportamento, toda a espécie passa a ter o mesmo comportamento. Desta forma, nós precisamos apenas nos trabalhar internamente, com afinco, para modificar o que precisa ser mudado e convidar outros a fazer o mesmo.

Algo mudará com certeza, mais cedo ou mais tarde, dependendo do nosso esforço. Então se percebemos nos outros algo negativo que nos incomoda, podemos ter a certeza de que aquilo está entranhado dentro de nós e que temos que trabalhar este comportamento para extirpá-lo do nosso íntimo, assim estaremos auxiliando o universo.

O nosso trabalho é individual, cada um vibra a partir de si mesmo. Se buscarmos vibrar sempre o melhor, formaremos um mundo melhor. De nada adianta querermos que os outros mudem sem mudar nós mesmos naquilo que acreditamos esteja errado, pois se percebemos nos outros, temos também o mesmo mal dentro de nós, isso é verdade.