PEGADAS LUNARES

O luar ilumina a noite fria do inverno no hemisfério sul. A corrida garante a visibilidade ao país. A guerra esquenta os ânimos e assusta a todos! O mundo dividido! De um lado o socialismo, baseado na economia planificada, partido único, igualdade social e falta de democracia. Do outro lado o capitalismo, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. A guerra fria aumenta a discussão e o medo mundial.

A expressão guerra fria define um conflito que acontece apenas no campo ideológico, não ocorre um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Mesmo porque, estes dois países contêm cada um em seu poder centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significa o fim dos dois países e, certamente, da vida na Terra. Contudo, ambos acabam alimentando conflitos em outros países tais como, na Coréia e no Vietnã.

Estados Unidos da América e URSS travam uma luta muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos correm contra o tempo para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso deixa uma pergunta: qual é o sistema mais avançado na época? No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com o cão Laika dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem a Lua, com a missão espacial norte-americana.

O aparelho de televisão, um Telefunken de ultima geração transmite em branco e preto as imagens. No dia 20 de julho de 1969, exatamente às 23 horas, 56 minutos e 20 segundos; horário de Brasília, um astronauta americano de nome Neil Armstrong, entra para a história como o primeiro homem a pisar na Lua e avistar a Terra de lá. A bordo da nave Apolo XI, Armstrong, junto ao seu companheiro de viajem espacial, Edwin Aldrin, conhecido como "Buzz", traduzindo seria algo como; “zumbido’, e Michael Collins cumprem a missão de alunissar, após levantarem vôo da Terra em 16 de julho.

A emoção toma conta de Raquel e da sua avó Joana. O mundo inteiro aplaude o fantástico feito! O primeiro homem a pisar no satélite deixa a sua pegada registrada no solo lunar para sempre. Raquel aplaude, grita, pula de alegria, enquanto isto, seu avô dorme no quarto ao lado, indiferente a todo o acontecimento televisionado. Mesmo na sua meninice, ela sabia da importância do feito dos astronautas.

A menina repete a frase de Neil para sua avó por mais de uma vez: "É um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco salto para a Humanidade".

Raquel foi crescendo em idade e maturidade, sempre acompanhando os avanços tecnológicos permitidos pela corrida espacial. Já, a sua avó Joana..., jura de pés juntos, que o homem não foi até a Lua. Tudo foi armado pelos “taizinhos” e confabula: “A verdade é que o homem ficou aqui na Terra mesmo em um deserto, daquele, tar de: “Zustadounidus”!

Durma com uma dúvida dessas...!