Mais Que Nada (Crônica de Um Amigo)
"Amizade, um pequeno passo para o homem e um salto gigantesco para a humanidade" - disse o primeiro homem primitivo que ao invés de amarretar a cabeça do outro homem por causa de um pedaço de brontosauro, sacou que poderia dividir a carne com o outro sujeito; e se os dois unissem esforços, quem sabe, poderiam caçar juntos os próximos animais, discutir futebol e falar das técnicas de puxadas de rabos-de-cavalo das moças das cavernas.
Nesse dia nascia a primeira amizade e a partir daí, o homem nunca mais caminharia sozinho, com excessão de um louco ou outro, que milênios depois, ainda insistiria em buscar Deus nos Himalayas e não no seu vizinho.
A amizade é isso, um mais que nada, pois representa o infinito. A amizade verdadeira é tão difícil de encontrar quanto pisarmos em Marte. Exige recursos de paciência, maturidade e um senso de perigo, afinal, sempre podemos encontrar um amigo que seja corintiano.
Mas quando saímos da órbita da Terra da segurança e confiamos em alguém para tecer uma amizade, ocorre um milagre, pois voltamos a confiar na humanidade; retornamos ao sentido original de fraternidade que nos uniu em comunidades, vilas, cidades e nos fez quem somos.
Tem gente que desconfia que o homem nunca pisou na lua, outros dizem que amizade de verdade nunca existiu também. Apesar de concordar que a viagem da Apólo XI foi truque de um cineasta principiante conhecido como Steven Spielberg; tenho provas que os meus amigos são reais, mesmo que boa parte deles, esqueça disso vez ou sempre; e venha com a desculpa: "rapaz, desculpe a ausência, sabe como é, estava tão ocupado."
Sim, tinhamos mais tempo para amizades no tempo dos brontosauros. Hoje em dia, mal ligamos para os nossos amigos, no lugar recebemos, quando lembrados, um e-mail corrente... ou mil powerpoints com mensagens brilhantes e bestas que lotam as nossas caixa-postais, disfarçadas de mensagens de amizade.
De qualquer forma, comemore o dia dos amigos, mesmo que seja apenas com o Totó ou com o Félix, ou lendo essa mensagem comigo.
Sim, também não resisti, e por ser hoje um dia especial para celebrar a amizade, deu vontade de te mandar um e-mail com essa mensagem...desculpa aí se fizer você pensar em ligar para um amigo.