A Persistência

A persistência

Certa vez, duas moscas caíram dentro de um copo com leite.

A primeira era forte e valente, logo ao cair, nadou até à borda do copo, mas como a superfície era muito lisa e ela tinha as asas molhadas, não conseguiu sair. Acreditando que não havia saída, ela desanimou-se, parou de nadar e afundou, sucumbindo-se.

No entanto: a companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz e continuou a debater-se, a debater-se, a debater-se por tanto tempo que aos poucos o leite foi transformando-se e formou-se uma película, a mosca com muita tenacidade conseguiu subir a essa película e após haver secado as azas, voar dali para lugar seguro.

Durante anos, eu ouvi esta primeira parte da estória como um elogio à persistência que sem dúvida, é um hábito que nos leva ao sucesso.

No entanto: tempos depois, a mesma mosca tenaz, por descuido ou acidente, novamente caiu dentro de um copo e desta vez, em vez de leite, era água, como já havia aprendido em experiência anterior, começou a debater-se, a debater-se, na vã esperança de que o líqüido se transformasse a formar aquela película salvadora. Outra mosca que passava por ali ao ver a aflição da companheira de espécie pousou na beirada do copo e gritou: “há um canudo ali, nade até ele e suba”. A mosca não lhe deu ouvidos, a basear-se na experiência anterior de sucesso. Continuou a debater-se, a debater-se, até a derrocada final, afundou-se.

Quantos de nós; baseados em experiências anteriores deixamos de observar as mudanças naturais das coisas e ficamos a esperar que melhores dias venham sem que percebamos que a falta de visão do futuro, leva-nos a derrocada?

Fazemos isso quando não conseguimos ouvir a quem está atuando como espectador e aponta-nos a solução mais eficaz e assim perdemos o azo de reenquadrar as nossas experiências, ficamos paralisados no tempo, presos aos velhos hábitos, com medo de errar.

“Reenquadrar-se”. É permitir-se olhar de soslaio a situação atual e perceber que ela é diferente de tudo aquilo que já vivemos; é ver através de novos ângulos, de forma a perceber que fracasso ou sucesso, tudo é encarado como aprendizagem.

autor desdconhecido:

revisado.

reychaves
Enviado por reychaves em 20/07/2009
Reeditado em 01/08/2009
Código do texto: T1710026
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.