A imagem refletida no espelho...

Durante muitos anos, a imagem que via refletida no espelho era confusa, desanimadora. Por mais que dele me aproximasse não conseguia definir as feições do meu rosto...

A visão que tinha do mundo e da vida resumia-se a uma grande fotografia fora de foco, com se vivesse num mundo sombrio e abstrato pintado por algum artista onde cores e formas se misturavam criando contornos irreais, para as pessoas e objetos.

Não era cega, mas desde a adolescência não podia fazer quase nada sem as lentes de contato, no início a adaptação foi difícil, pois tinha dificuldade em colocá-las. Ao usá-las acontecia a “mágica”, porque com elas podia sair sozinha, estudar, subir e descer escadas sem medo de cair, e ainda ver minha imagem real refletida no espelho.

Entretanto, já adulta decide que não iria mais depender das lentes. Queria a todo custo vencer as limitações que a falta de visão me impunha, talvez por orgulho ou receio de admitir que não pudesse viver e vencer sem elas. Depois de alguns tropeços e vários tombos, e também de não cumprimentar as pessoas por não reconhecê-las e passar por mal-educada, recobrei a razão e entendi que precisava aceitar minhas limitações e aprender a viver com elas, pois todos têm alguma.

Lembro que gostava de imaginar que se um milagre me acontecesse poderia experimentar a Liberdade de olhar e enxergar a natureza com suas cores, sentir o vento sem me preocupar com seus efeitos, sem depender de nada.

Mesmo sendo otimista, muitas vezes me sentia sem esperança e cansada desse longo “estágio” no mundo das imagens distorcidas, e das inseguranças e dúvidas que as acompanhavam, principalmente quanto ao futuro...

Nesses difíceis, mas enriquecedores anos aprendi muitas lições, entre elas a escutar com atenção, a não perder a calma e também a acreditar que milagres, acontecem, sejam eles Divinos ou a Laser...

Vanice Ferreira

O Espelho

"O espelho reflecte certo; não erra porque não pensa.

Pensar é essencialmente errar.

Errar é essencialmente estar cego e surdo."

Alberto Caeiro