Aquecimento Global - 6
De novo estamos nós tocando na matéria da maior importância para a raça humana, ou seja, a própria continuidade da vida neste planeta, cuja ameaça de extinção total está se tornando realidade nua e crua, sem volta, sem apelação, sem saída. Mais uma vez quero repisar no assunto, insistir no tema, bater de frente com o maior de todos os problemas que a humanidade jamais enfrentou, desde a sua criação, sendo que bilhões de seres viventes estão cientes da sua existência, mas continuam confiantes de que alguém ou “alguma coisa” irá resolvê-los, um dia qualquer, em tempo hábil, possibilitando a salvação de todos, principalmente porque acreditam que a ciência contemporânea está em estágio de tamanho avanço, que tem sob seu comando as respostas e as ações necessárias e suficientes, consideradas como de eficácia até superior a da força da Natureza!
Outros bilhões de indivíduos estão correndo atrás da proteção de seus padroeiros ou de sacerdotes, participando de romarias, orações, cultos e demais “obrigações” religiosas, certos de que serão ouvidos e atendidos, sentindo-se salvos pela mão de Deus, e assim seguem a própria vida, dando continuidade às mentiras, aos golpes, às bajulações, às falcatruas e às “atividades” normais do dia a dia. Outros bilhões então não atinaram nem com o que está acontecendo, porque estão preocupadíssimos com os resultados a serem alcançados pelos seus times de futebol, além da perspectiva de participar em rodadas de cerveja e churrasco, dando mostras de total alienação e de ignorância sobre o que vieram fazer neste mundo. Alguns milhões estão na mais extrema miséria, esperando pela morte, antes mesmo do “fim do mundo”, portanto são cartas fora do baralho, como almas penadas a vagarem no Inferno de Dante. Mais outros milhões estão em guerras infindáveis e guerrilhas sangrentas, preocupados apenas com a sobrevivência, um dia de cada vez, sem qualquer perspectiva de futuro.
Existem também aqueles outros que só pensam em amealhar bens materiais em abundância desmedida, levando a vida apenas no trabalho profissional, como sendo dominados por um vício maldito, apartando-se de tudo aquilo que lhes pudesse trazer um benefício de fundo espiritual, familiar, social etc.. Pior ainda os que se locupletam às custas do suor dos contribuintes, usando seus cargos eletivos para enganar, ludibriar, mentir, dissimular, trapacear etc., como se o mundo rodasse sempre à sua volta, e que as suas ações indecentes estivessem sempre garantidas de se manterem impunes, pela eternidade, assim como os traficantes, os contrabandistas e demais elementos repugnantes da escória social.
O leitor há de concordar que ainda faltam muitos exemplos tão ou mais deprimentes do que os mencionados, com isso sobra mesmo pouco espaço para aqueles que possuem uma visão mais ampla e, por isso, passaram a enxergar a importância crucial de se engajar em um processo de reversão do desastre que já está em pleno andamento. Podemos mencionar o trabalho exercido pelo Greenpeace, combatendo, de peito aberto, as barbaridades que estão sendo cometidas contra o meio ambiente (desmatamentos, queimadas, caça às baleias, contrabando de animais silvestres, pescas predatórias, poluição ambiental etc.), o que é louvável, porém tudo isso não passa de medidas inócuas, como nos casos de uso de remédios e meios mecânicos para a “cura” de doenças.
A saída desse impasse está nas mãos daqueles que se tornarem iluminados, o bastante de ganharem força de combate aos descalabros vigentes, através da própria mudança interior, dos familiares, dos vizinhos, do bairro, até atingir o mundo todo, assim como a expansão de ondas concêntricas, a partir do meio de um lago, onde se atirou uma pedra, até elas atingirem as margens. Sejamos esses agentes benfazejos - vamos aprender como proceder para a concretização dessa mudança radical do rumo suicida que estamos seguindo. O espírito de busca e o pragmatismo positivo, juntamente com o uso útil do tempo, é que irão nos salvar, tanto espiritual como materialmente – basta nós querermos e nos propusermos a fazer a nossa parte, que o Criador fará por concretizar, em nosso próprio benefício, sempre de acordo com as Suas leis.