O meu problema é maior do que o seu

Todo mundo tem problemas. Uns maiores, outros menores, uns com mais, outros com menos e assim todos temos sempre algo do que reclamar. Uns reclamam mais, outros sofrem calados... Se todos temos nossas angústias, dúvidas, medos e aflições, o que nos diferencia uns dos outros? Por que tem pessoas com “tantos” problemas e outras que parecem viver numa boa, sem preocupação nenhuma, às vezes tem uma chateaçãozinha lá que outra, mas não reclama de nada, muito menos da vida? Minha teoria é que algumas pessoas, felizmente só algumas, potencializam os seus problemas, o seu é maior do que o dos outros.

Vejamos um exemplo de pessoa assim: fala de si o tempo inteiro; seu problema é maior do que o de todo mundo; praticamente não tem solução; na verdade não é um problema, são vários, uma pessoa desse tipo nunca tem somente um problema, tudo é um horror. Como é desagradável ficar perto de pessoas assim! São pessoas negativas, te passam uma sensação ruim, nada de sentimentos bons, nada de positivo.

Sobre isso, certa vez, uma pessoa da família disse que “não tinha pena das pessoas que não resolviam seus problemas, tinha pena daqueles que não podiam resolvê-los”, ele se referia a pessoas que reclamavam e não lutavam para mudar, por exemplo, uma mãe queixando-se que os filhos eram criados, já adultos, mas não estudavam mais, também não trabalhavam, não colaboravam nas despesas, ao contrário, ela tinha que se desdobrar para conseguir pagar as contas, que eram inúmeras pelos impulsos consumistas dos filhos e pela falta de noção do que é ter que pagar a conta. E deu como exemplo de pessoa que não podia mudar a situação o caso de famílias com filhos com certos tipos de doenças, isso sim, é complicado. Mesmo assim, tem pessoas com as mesmas dificuldades e umas saem-se melhores do que outras. Por quê? Talvez seja a diferença de como as pessoas encaram a situação. Talvez porque uma sinta pena de si e a outra não. Talvez porque uma aceite aquela condição, acomode-se, e a outra não admita sofrer e acabe lutando para que as coisas melhorem.

Não sei bem o porquê, só sei que é bem melhor encontrar, conversar ou estar perto de pessoas positivas, que falem de si, que falem de seus fantasmas, é importante ter um ombro amigo, às vezes o simples fato de desabafar já faz com que a pessoa por si encontre as respostas a que procura. No entanto, que não façam disto um mega drama, que não pensem que o seu problema é o mais importante, afinal, todos nós os temos.

Meu blog:www.literaturaedialogos.blogspot.com