Original

O homem chegou à repartição da Ong a fim de inscrever sua filha no programa de assitentência à família. Entrou, entregou nas mãos da secretária uma certidão plastificada, mas por ter sido dobrada, forçando o plástico, ela não mais conseguia ficar esticada.

A secretária pegou a folha, olhou para o senhor, com uma mão tentava manter o documento esticado e com a outra repassava para a ficha de inscrição os dados constante na certidão.

Respondia às perguntas do pai e ao mesmo tempo pensava em como falar para que ele conservasse aquele documento em bom estado. Sabia que o pai não queria carregar um documento pela rua daquele tamanho e o enrrolou ao máximo possível para que coubesse dentro do bolso da camisa.

Sorria educadamente à cada comentário que ele fazia tentando mostrar-se merecedor daquela assistência e pensava: "Quantas vezes em nossa vidas também tratamos o que é original com tanto descaso e descuido!" A secretária, acostumada a lidar com tantos documentos sabia a importância de mantê-los em bom estado para melhor consulta. Documentos e notas ruins invariavelmente mostram que seus donos não costumam se ater a detalhes. Lembrou-se das palavras da mãe. "São os pequenos detalhes que demonstram o caráter das pessoas." Claro que toda regra tem excessão mas percebia pelos 30 anos de vida que aqueles que melhor cuidavam de seus pertences, eram quase os que mais sucesso tinham na vida.

Ao terminar de preencher o relatório entregou o documento ao pai e disse: " O senhor irá precisar desta certidão por muitos anos, então é melhor que cuide bem dela. Ao chegar em casa, coloque-a debaixo de um livro para que ela retorne ao seu estado aplainado". Logo que disse isto se deu conta de que pelas suas palavras, olhar de surpresa e vestimenta, talvez não possuísse um livro grande e nem mesmo um pequeno. Então completou: "Ou um pedaço de madeira, também ajuda." Neste momento o viu sorrir, como a dizer: "Ah, isso eu tenho" . E saiu agradecido levando o original que tinha sido cuidadosamente colocado dentro de ume envelope pardo pela secretária.

Sam
Enviado por Sam em 17/07/2009
Reeditado em 13/08/2012
Código do texto: T1704535
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.