O confronto

Hoje eu tive uma felicidade grande, quando conversando com um grupo de jovens sobre o poder do dinheiro no mundo eles foram enfáticos em dizer: por enquanto! Algo precisa mudar de fato, urgentemente. Dar valor ao próximo pelo que ele tem é no mínimo asqueroso. Nada do que façamos de bom tem valor real sem dinheiro?

Outro dia eu estava conversando com uma moça, revoltadíssima com o valor que se dá às pessoas mais abastadas e eu perguntei para ela: Se você tiver que atender primeiro, atende àquele que está bem vestido e com o carro do ano ou a um outro que esteja a pé e mal vestido? Ela respondeu: realmente isso é muito difícil.

A dificuldade está na verdade no sentido que damos à nossa vida. Se compreendermos que isso aqui é apenas uma passagem e que nada é nosso de fato, tudo muda de figura. Nós podemos ficar ricos da noite para o dia e pobres da mesma forma e isso nada tem a ver com o nosso esforço, visto que muitos trabalham e nada têm.

Trabalhar é garantia de nada. Tudo na vida são experiências pelas quais nós precisamos passar. Elas têm que ser vivenciadas para fortalecer a nossa consciência e nos fazer evoluir. Nada mais do que isso. O trabalho pelo bem comum é o único labor que de fato nos traz resultado, nos fortalece e pode de fato nos fazer felizes aqui e alhures.