ASAS DA LIBERDADE






Desta vez, a tela em branco não parece um desafio. Coloco minha xícara de café ao lado do notebook. Enquanto ouço a música  "Sossego" com Tim Maia. 
 
Não resisto e começo a cantarolar em dueto (e espero que ninguém
ouça porque desafino até falando):


- "Ora bolas/ não me amole / com este papo de emprego / não está vendo / não estou nessa / o que eu quero/ é...”


Sou interrompida, novamente, por ela. A voz da minha imaginação:


- É sossego!


- E interrompe o meu!

 
-  Como posso imaginar, em paz, com este tédio ao redor?

 
- Ah! Quanta generosidade! E devo ser grata pela interrupção do meu tédio, não é mesmo?

 
- Não pediria tanto, Dona Escritora, mesmo porque penso no meu sossego!


- Não tem registro.

 
- Virou robô  em "Perdidos no Espaço"?


- Não entendi. E não estou gostando disso!

 
- Perdida no "Túnel do tempo"?

 
- Basta!!!

 
- Perdida em "Terra de Gigantes"?


- Chega! Agora é pra valer!
 

- Humm...  ficou bravinha! Perdida totalmente em "A Feiticeira"!


- Minha imaginação é muito perspicaz!


- Sim! "Jeannie é um gênio"! 


-  Chega de viagem! Seu "caos aéreo" já perturbou demais meu sossego!


- Oh! OH! Dona Escritora! Cleópatra das letras! Relaxe! E facilite meus vôos imaginários! Minhas asas da liberdade necessitam de espaço!


- Não entendi nada até agora!

 
- Não diga! Não me surpreenda, como sempre!

 
- Olha aqui!

 
- Mais?! Poupe-me!

 
- Não vejo graça nenhuma!

 
- Bem-vinda ao clube! Imagine seus leitores. Estes, sinceramente, merecem um prêmio!  

 
- Oh! Que idéia brilhante! Deve ter até nome! Vou adivinhar! Já sei! "Momento Ternura”.

 
- Cá entre nós, Dona Escritora: está mais para "Momento Tortura".

 
(Caro leitor, interrompo este "diálogo impertinente" para avisar que está quase no fim. Respire aliviado! Poderia ser pior e minha imaginação empolgar! Melhor pensar em voz baixa!).

 
E de volta à tortura, reajo:

 
-
Haja paciência para te agüentar, imaginação egocêntrica, anárquica e abusada! Ganharei o Prêmio "Programa de Jó".

 
- Dona Escritora, aí é que se engana! Não imagina como é difícil. Sou uma imaginação sobrevivente! Aliás, deveria cantar aquela música do Chico Buarque em sua homenagem!

 
- Qual?

 
- "Apesar de você". Apesar de você amanhã há de ser outro dia!

 
- Basta! Tenho mais o que fazer! E uma crônica a ser publicada! Poderia me dar licença para trabalhar? 

 
- Licença para trabalhar? Decida-se, Dona Escritora! Não era sossego? 

 
- Ora bolas! Não me amole, imaginação!


- Ora bolas, digo eu!


- Ora bolas, ao cubo! Diga logo, o que quer, afinal?

 
- O que eu quero, muda por segundo! 

 
- Imaginação geopolítica?

 
- "Jó-política". 

 
- Haja paciência!




P.S.: Momento "Pesquisa Inútil": E você? Tem mudado (muito) de idéia ultimamente ou prefere sossego?



(*)
Imagem: Google



http://www.dolcevita.prosaeverso.net
Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 15/07/2009
Código do texto: T1700354
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.