UMA MULHER EM TANTAS




      
                        

      
Embora não pareça à primeira vista, sou reservada. O que induz meu interlocutor ao erro. Muitos podem supor, pela vibração das sonoras gargalhadas, uma pessoa extrovertida, segura e aberta.


Não sou exatamente uma coisa, nem outra.


Sou tantas mulheres em uma Torre de Babel na alma.


Resumo da ópera "Madame Babilônia": olhos amendoados, "cara de quibe", perfil grego (é o que dizem!), gargalhada napolitana, sangue ferve em espanhol, legendas em português, nome (artístico) de filme de Fellini, natureza britânica. Por isso, sempre saio à francesa.



Escrever é uma das minhas maiores paixões. Provavelmente a melhor delas. No entanto, comunicar é um dos (meus) maiores desafios. Como poderei entender o outro se, tantas vezes, nem mesmo a mim consigo?


E o que dizer dos outros idiomas? Idioma "não é língua". A língua é "corpo vivo", sua "carne e sangue" feitos de experiência, valor e bagagem pessoais. O idioma, não contém esta "impressão digital em letras”. É um amontoado de símbolos e convenções. Quem dá vida ao idioma é a língua.


O corpo da palavra "veste" tamanho único? Ou cada um vê e sente de acordo com a sua "impressão digital" de linguagem
?


As palavras são vazias para acolher os sentidos. Comunicar é preenchê-las de sentidos próprios. Terreno propício para equívocos e confusões. Ilusão achar que você e eu falamos a mesma língua ao compartilhar idioma. Os desencontros na comunicação acontecem porque não existe lei que determine um único sentido possível. Se não nos abrirmos para entender outros "sons e letras", nasce a incomunicabilidade: e o sentido agoniza!




Hei! Alguém aí fala a mesma língua?






(*) Imagem: Google


http://www.dolcevita.prosaeverso.net



Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 14/07/2009
Código do texto: T1699786
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.