OS FILHOS SÃO PROLONGAMENTOS DO PAI




          Os filhos quando viram adultos, de modo geral, a mãe descobre, incrédula, que eles fixaram em suas mentes o que o pai deles pensava sobre a esposa senhora mãe deles!
Pasmo.
A mãe, que deixou a engenharia e ganhava tanto quanto o pai compreende serem mais importante os filhos ter cuidado permanente, até saberem ir sozinhos pra escola. Assim como, ontem, uma menina caiu do quinto andar só por ter ficado só, enquanto a mãe voltava pra rua e retornava em poucos minutos pra casa, e a criança já pulara a tela da janela para pegar sua boneca. A compreensão e responsabilidade sobre os filhos é necessária e imprescindível, noção que tenho e tinha quando os filhos nasceram. Nos dez primeiros anos de sua vida os filhos são indefesos e precisam acompanhamento e amor o tempo todo.
E foi o que fiz. Deixei a engenharia, carteira assinada, vida regular e organizada. Como pessoa normal. Não tanto normal que nem fiquei sabendo quais eram minhas obrigações profissionais, nem nunca busquei aposentadoria e etc e tal. E larguei tudo.
A mãe, além do amor de que é invadida, vira bicho, leão ou coisa assim, animal que está pronta pra alimentar seus filhotes e defendê-los com suas garras. Parece que virei isto.  Senti que o primeiro lugar era deles e eles precisavam dez anos da minha vida. Um despreparo meu; sempre fui dona das minhas ações e nem sempre elas foram modelos de ser. Mas eu achava que eu era o melhor para eles. Talvez tenha esquecido que eu era o melhor para eu mesma.
          Eles saem, vão viver suas vidas e a mãe recomeça a vida sem eles. E vive.
Quando mãe e filhos se encontram de novo é bom, mas é um choque acabar concluindo que não conheceram a mãe. Absorveram do pai o que ele pensava ser a mãe. 
          Muitas mães estarão entendendo o que estou dizendo...

          Não é confortável tal entendimento...

          Perdeu-se muita coisa no caminho...