AMIGOS: SE NÃO FOSSE A LEMBRANÇA, QUE FALTA NOS CAUSARIA?

[A Hyury Chaves, um grande amigo

Tenha como amigo quem deseja ser amigo; não seja amigo de quem apenas quer ter amigo! Todo mundo tem motivos para se suicidar: não conseguir ser amigo é um deles. Só querer ter amigos, também. Tenho vários motivos para querer me suicidar: saber que existe pessoas que só querem ter amigos é um deles. Mas o que me deixa vivo e me deixa com mais vontade de viver, é saber que os amigos que tenho, são amigos que fazem questão de serem amigos meus, é poder gritar em alta voz muda aos tolos, que faço questão de ser amigo de quem amigo me quer ser, como também faço questão de apertar a corda no pescoço daqueles inimigos falseados humanamente que desejam tão só amigos ter.

Por isso grande Hyury Chaves, pessoa da qual grande amigo sou, a qual grande amigo me é, viajes em paz. Vá deste nordeste ao sul marcar teus gols, ganhe sua vida com essa alegria envolta em você. Tudo bem, já houve coisas que fizestes e não gostei, assim como outras que a ti fiz e você não gostou, mas como diz Henrique Diógenis:

“Dizer que não se tem amigo

Simplesmente por achar que

Frustração alguma sofrerá:

É querer na amizade

Que a perfeição humana resplandeça.

Amizade é também dor.

Querer amizade sem dor sentir é egocentrismo,

É buscar no amigo uma perfeição

Não encontrada em si.

Mas que amigos existem, existem!

São imperfeitos, claro...

Mas são a água que rega o mais belo dos jardins...

O jardim dos laços que não se desatam!"

Deixarás saudades, amigo. As danças engraçadas, as piadas fora de tempo, tuas lerdezas... e nossas namoradinhas, cara? E os pasteis de dona Almira, o cuscuz com carne de bode e o café com leite pela manhã depois dos forrós madrugada à dentro? Quem, tanta alegria compartilhará conosco no só nós senão tu?

Grande amigo Hyury, se em breve ou tardiamente você voltar ao nosso interior salgado norte riograndense, terás novamente nosso abraço. Se não mais voltar, desejamos-te o sucesso de ser o jogador que és na vida e nas quadras. As barras já passadas, no passado permaneça, esqueça! No futuro, barras virão. Portanto mantenha essa ginga e habilidade para driblá-las assim como a habilidade que tens em driblar o adversário forte em quadra e marcar o gol.

Vá amigo, vá. Mas que um dia voltes. E nunca esqueça dos versos daquele poeta que é tido como um vira-latas, tu sabes quem é e quais versos são. Estes versos aqui:

“E o que são os amigos

Que rápida ou demoradamente

Viveram ao teu lado?

Pessoas que eternamente

Viverão no nosso viver!

Pessoas que na eternidade da vida,

Serão sua lembrança no sabor da alegria infindável!”