"Com o tempo nem Deus pode"
A Grande Mestra Nao Deguti, fundadora da Igreja Oomoto (Japão - 1892), deixou-nos uma coletânea de ensinamentos de alta espiritualidade, onde podemos encontrar várias citações como a do em epígrafe. De primeira vista, podemos julgá-la um tanto “forte”, porque é difícil aceitar que o Supremo Criador não possa ter o poder de interferência sobre seja lá o que for, mas, por outro lado, as coisas de Deus são muito simples, bastando termos o espírito de busca desenvolvido o bastante para obtermos respostas sobre os mistérios da vida, por meio de fontes seguras que nos mostrem as coisas como as coisas são, de forma convincente, dentro da lógica, que não possam ser contestadas racionalmente e que não se baseiem apenas em dogmas ou “segredos intransponíveis”.
Façamos então um exercício de inteligência e analisemos a frase: “Com o tempo nem Deus pode” – isto nos faz lembrar que Deus Supremo, o Criador do Universo, criou também as leis divinas, que regem todos os movimentos da continuidade da imensidão universal, no qual estamos inseridos, numa proporção menor do que a de um grão de sal entre todos os oceanos do Planeta. Acontece que, mesmo dentro dessa nossa ínfima pequenez, temos a grandiosidade de possuirmos, no interior da nossa existência, uma partícula do Pai Celestial, que um dia irá se manifestar com toda sua luz, no momento em que atingirmos níveis superiores de espiritualidade. Ora, se Deus “promulgou” várias leis, com o objetivo de exercer Seu poder de comando dentro de parâmetros divinos absolutos e eternos, Ele mesmo achou por bem subjugar-Se a todas elas, colocando-as no topo da Criação; assim o Criador do Universo apenas faz por cumprir as Suas leis divinas, sem o mínimo desvio ou erro, a ponto de não ter como burlá-las ou modificá-las. Quando a vontade divina se manifesta, sempre será de acordo com a força da Lei e nada mais – eis uma grande verdade – por isso que o tempo, seja medido em bilionésimos de segundo ou em bilhões de anos, continuará a sua jornada ininterrupta, pela eternidade infinita, porque assim está determinado, de acordo com a Lei Constitucional de Deus, e ponto final.
Percebam como o tempo é poderoso e inexorável em sua caminhada, portanto todos nós, habitantes deste Planeta, deveríamos tratar de aprender a usá-lo da forma mais útil possível, a favor do crescimento espiritual de cada um e de todos, coletivamente, porque estamos entrando em um período crucial para o desenvolvimento da civilização humana, onde a “peneira” divina já está em movimento, separando “o joio do trigo” – isto está muito evidente para qualquer observador mediano e em concordância com revelações milenares. Chegou o momento da decisão, cada indivíduo terá que fazer sua escolha, pois não há mais tempo “para deixar correr o tempo”, preocupando-se com futebol profissional, Olimpíadas, férias preguiçosas, campeonatos de cusparada à distância etc., que não levam absolutamente a nada mais do que ao desperdício de um tesouro de valor inestimável, que nos é doado por Deus, gratuitamente, e que é infinitamente maior do que a posse de bens materiais em abundância, porque envolve a continuidade da vida, após a vida mundana, onde só os valores não materiais é que conta, ou seja, onde somente a posse dos bens espirituais é que definem o grau de abundância ou escassez, de sofrimento ou felicidade.
O valor do tempo, nos “tempos atuais”, está no aproveitamento máximo para a estruturação de uma espiritualidade sólida, suficiente para a salvação da própria individualidade e dos descendentes, e isto só se consegue com muito esforço e dedicação, com altruísmo, com competência, com aprendizado constante e com o desenvolvimento da percepção da inteligência verdadeira, pelo caminho do conhecimento espiritualista e da ligação com as altas vibrações cósmicas. Quando o homem sai correndo atrás de riquezas, fama e poder, fazendo disso o ideal de sua vida, simplesmente está jogando no vaso sanitário a oportunidade de vir a auferir tudo isso, no momento certo, de forma meritória e segura, através do uso do tempo à sua disposição, agindo como um instrumento de salvação do Planeta, o único local disponibilizado a todos nós, para cumprirmos missão, rumo à ascensão espiritual.