DE SACO PRA MALA

Uma das palavras mais desprestigiadas do país é sem dúvida a palavra “saco”. Pelo que sei, é somente utilizada em sentido negativo. Quando o sujeito é chato, é geralmente um “saco” ou um “pé no saco”. Quando é aborrecido ou inconveniente está “enchendo o saco”. Quando pratica, social ou politicamente, o ato encomiástico (dirigir encômios, elogios a alguém) está simplesmente “puxando o saco”.

Após extenuantes pesquisas, descobri que os termos acima consignados são semelhantes mas não pertencem ao mesmo saco. “Puxar o saco” proveio das hostes militares: quando um oficial se apresentava em uma unidade, vinha com uma pesada sacola com seus pertences. E sempre havia um recruta que se encarregava de livrar o superior da incômoda carga.

Do mesmo tipo de saco provieram “ser um saco” (ser incômodo) e “encher o saco”, aumentar a carga de aborrecimentos do cristão. Portanto, o saco nesses casos é contraparente de mala. Aliás, modernamente, a expressão “fulano é um saco” tem evoluído para “fulano é um mala”, pois já não se utilizam sacos para o transporte de bagagens. Houve, desse modo, uma mudança de saco pra mala. Para reforçar o grau da dificuldade de aguentar alguns sujeitos, a expressão foi ampliada para “mala sem alça”; aí sim, atingiu o ápice do transtorno.

No entanto, as malas já se apresentam com rodinhas, o que vem facilitar sobremaneira seu manuseio. Qualquer dama pode adentrar na rodoviária ou no aeroporto conduzindo graciosamente sua alentada bagagem. Nesse caso, o termo “mala sem alça” fica restrito àqueles que ainda insistem em conservar os velhos malões, ou àqueles que não possuem meios para renovar seu guarda-malas.

Agora, coçar o saco é aquilo mesmo, refere-se ao movimento lento e cadenciado dos dedos no apêndice genital masculino. Por dedução, as integrantes do sexo feminino poderão às vezes até ser consideradas “um pé no saco”, mas nunca poderão coçar o dito apêndice, por terem nascido desprovidas dele. Insinuar que as mulheres poderiam muito bem coçar outra coisa, o correspondente feminino do órgão reprodutor, seria indelicadeza do cronista.

Espero que o leitor com saco para aprofundar o assunto possa tirar proveito desta modesta contribuição para elucidar questões tão importantes.

Hilton Gorresen
Enviado por Hilton Gorresen em 11/07/2009
Código do texto: T1694130
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.