A gruta de Bom Jesus da Lapa

Quem ainda não conhece esta obra-prima da natureza faço aqui um convite para virem apreciá-la e ficarem extáticos, localizada no município de Bom Jesus da Lapa - BA, oeste do maravilhoso estado da Bahia, essa montanha de rochas esculpidas pelo tempo situada numa planície na margem direita de outra obra da natureza, o Rio São Francisco, carinhosamente chamado por nós de Velho Chico, destaca-se por não haver outra montanha ou morro a sua volta, cuidadosamente colocada no meio da caatinga por Deus durante os seus seis dias de trabalho.

Claro que o homem não poderia deixar de prestigiá-la, dentro de sua gruta está a Igreja do Bom Jesus, creio que não encontre outra igreja com tanta beleza natural, a sua extensão permite acomodar um bom número de visitantes que chegam de várias localidades para agradecerem os seus pedidos realizados, com uma pequena ajuda do homem transformou-se em um dos cartões postais da caatinga baiana.

Para os mais aventureiros recomendo subirem a montanha para admirarem a paisagem lá de cima, observar o belo Rio São Francisco, a bela ponte sobre o rio, a vegetação e a cidade de Bom Jesus, são dois os caminhos oferecidos, por entre as rochas estreitas e pelo lado externo, sugiro subirem pelas pedras e verificarem de perto os paredões que aparecem no percurso, e algumas dicas, escolham um bom par de tênis com solado de borracha, as pedras gastas deixam um pouco escorregadio, uma garrafinha com água de côco, claro, e o principal, muita disposição.

Também acho interessante tirarem o máximo de fotos possíveis durante a permanência e o trajeto, da paisagem vista lá de cima, do pôr-do-Sol, de cada canto dentro da gruta, do lado externo dando foco a montanha toda, das esculturas que ficam nas proximidades, da fonte iluminada, são lembranças que não se arrependerão depois e claro poderão mostrar aos seus familiares e colegas.

Antes da construção da ponte muitos romeiros vinham em barcos, balsas faziam a atravessia de carros e caminhões (os pau-de-arara) que ancoravam aos seus pés, hoje após a ponte, a quantidade de ônibus impressiona e a quantidade de pessoas aumenta consideravelmente na época da romaria, início de Agosto, inúmeras pessoas desembarcam na rodoviária, o movimento nos comércios, pousadas, hotéis impulsiona a cidade que vive principalmente do turismo.

Infelizmente a estrutura do município para recepcionar os “turistas” ainda não é das melhores, falta um pouco mais de investimento das autoridades que se esqueceram de acompanhar o crescimento da cidade, falta um político ousado como Paulo Maluf, por favor, antes de qualquer indignação, refiro-me a ele devido a sua visão futurista, as suas obras em São Paulo (Rodoviária do Tietê, hoje é pequena, mas na época muito contestada, as Marginais, a rodovia dos Trabalhadores, atual Airton Senna, a Imigrantes, a Jacú-Pessego, a Águas Espraiadas, o piscinão do Pacaembu e muitas outras) são referências, apesar da sua falta de escrúpulos, isso não podemos negar.

Voltando a gruta, houve um tempo que foi totalmente iluminada, um espetáculo durante a noite, de qualquer lugar que vocês estivessem a quilômetros vocês conseguiam admirá-la, como era linda ver aquela montanha, única, orgulhosa, exuberante toda iluminada, porém a tal “burrocracia” mais uma vez atrapalhou e por desacordos a iluminação foi desligada, a um projeto de desapropriação ao seu redor que se aprovado só vai ajudar ainda mais o nosso turismo.

Mesmo assim continua valendo o meu convite, não deixem de conhecer essa maravilha vale a pena vir e olha que tem um pequeno detalhe, com tantos elogios e algumas pequenas críticas, não sou morador e muito menos baiano, aprendi a gostar quando a vi pela primeira vez, isso há uns dezessete anos, para quem vier uma boa viagem e uma boa estada.

Sejam bem vindos!!!!!

Regor Illesac
Enviado por Regor Illesac em 11/07/2009
Código do texto: T1693458
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.