Mais um megaespetáculo
Romeu Prisco
Não é assim que os norte-americanos costumam transformar os grandes acontecimentos do seu país ? Não foi assim com os "homenagens" póstumas às vítimas do 11 de setembro de 2001 ? Não foi assim com as "homenagens" póstumas e respectivo funeral do ex-Presidente Ronald Reagan ? Não foi assim com as convenções partidárias das eleições presidenciais ? Não foi assim com as festividades de posse do presidente eleito ? E é assim que será com as "homenagens" póstumas e respectivo funeral da atriz Elizabeth Taylor, que considerou como autêntico circo os preparativos do velório público de Michael Jackson. Também assim será com as tropas estadunidenses que se encontram no Iraque, quando retornarem para casa, como se tivessem participado de uma "guerra" heróica.
Tudo certinho e nos seus devidos lugares. Bandeiras hasteadas, arriadas e milimetricamente dobradas, para entrega a quem de direito. Militares com fardas de gala, em rigorosa posição de sentido e de continência. Hinos e canções sendo entoados pelas melhores e mais famosas vozes, isoladamente, ou em conjunto. Apresentações artísticas impecáveis. Discursos e depoimentos emocionados. Desfile bem organizado de longas e vistosas limusines. Irrepreensível participação popular, manifestando alegria, ou tristeza, de acordo com a natureza da cerimônia, como se tivesse sido submetida a exaustivo ensaio.
A morte do incomparável Michael Jackson ensejou, para os norte-americanos, a produção de mais um megaespetáculo, tal como se vê nas telas de Hollywood, ou nos palcos da Broadway.
Em casos como esses, sempre vem à tona a mesma dúvida: seria a vida imitando a arte, ou seria a arte imitando a vida ? Porém, como se se estivesse à espera do desfazimento da dúvida em questão, os restos mortais de Michael Jackson continuam aguardando pelo repouso eterno, por todos desejado, mas que, depois de quase duas semanas do óbito, ainda não se consumou.
--------------------------------------------------------------------
Texto publicado no "Blog Líterolegal": http://romeu.prisco.zip.net
Respeite os direitos autorais.