O porquê das diferenças sociais

Há séculos que a humanidade enfrenta uma problemática que sempre se mostrou de difícil solução e, ainda mais, com tão grande complexidade, que tem afetado sobremaneira o comportamento e a evolução da sociedade mundial, ou seja, as incríveis diferenças, a partir de castas da mais alta nobreza, até aos viventes de guetos da mais extrema miséria, sob o flagelo da exclusão social, sempre foram uma razão forte para a existência de conflitos e guerras entre os homens. Os mais poderosos sempre procuraram impor a sua força, posicionando-se como dirigentes dos destinos dos mais fracos e humildes, tornando-os seus servidores, ou mesmo escravos, para poderem se perpetuar no poder, alimentado pela subserviência dos menos aventurados pela “sorte”. A partir daí, os levantes revolucionários, os embates sanguinolentos e as revoltas populares contra as classes dominantes, passaram a ser a tônica principal da evolução tecnológica armamentista e estratégica dos povos – por outro lado, também eles influenciaram em muito a criação de inúmeras novas formas de regimes de governo societário, que surgiam para servirem de renovação ou mudanças nas vidas dos povos subjugados, mas que acabavam por se transformarem em novos exemplos de tirania, por parte dos vencedores, perpetuando-se assim as diferenças sociais, até os dias de hoje.

Como resultado de tudo isso, o regime comunista surgiu como uma resposta contra os governos despóticos e vitalícios da classe nobre (impérios e reinados), procurando formar sociedades com direitos e deveres iguais para todos, teoricamente acabando-se assim com as mazelas dos conflitos intermináveis entre ricos e pobres, nobres e plebeus, nivelando-os na mesma altitude social e econômica. Acontece que, para que isto seja viável, somente havendo uma classe dominante, que controle com pulso de ferro e com muita força de polícia toda essa hegemonia, portanto teremos, de novo, duas castas bem distintas, que irão gerar, em qualquer momento, mais revoltas e lutas, mais sofrimento coletivo e, principalmente, atraso evolucional da nação – como exemplo inesquecível, temos o desastre total da poderosa União Soviética, cujo povo ainda está catando os “cacos” do que sobrou de sua hegemonia mundial.

Hoje, apesar da aplicação do regime democrático, ou seja, a forma de instituição onde o povo é soberano na escolha daqueles que serão os dirigentes do seu país, criando assim o governo representativo da vontade popular, ainda podemos encontrar disparates, gerados pela ignorância ou pelos interesses particulares de grande maioria popular, por exemplo, através da “compra” de votos pelos caminhos das benesses oferecidas aos mais carentes, cuja cultura ainda segue as formas paternalistas de governo do povo para o “povo”, isto é, para um determinado povo de baixa renda, que está sendo mantido assim, pra todo o sempre, para garantirem o curral eleitoral permanente aos espoliadores e aproveitadores de plantão, tudo às expensas dos verdadeiros contribuintes – os trabalhadores de plantão.

Por essas razões é que a democracia, que é a verdadeira forma de instituição governamental, está sendo denegrida em sua essência, demonstrando distorções incompatíveis com aquilo que ela pode oferecer de oportunidade legítima de crescimento organizado dos povos. É muito triste que o mundo continue ainda na mesma selvageria de lutas de classes, em pleno século vinte e um, mantida pelas conveniências dos menos esclarecidos, que estão servindo de manobras de manipulação pelos mais “espertos”!

O mundo estaria muito melhor, sem dúvida, se todas as classes sociais se irmanassem, cada uma na sua posição, lutando para o bem comum do próprio país, todos à procura do desenvolvimento tanto particular como coletivo, objetivando o aprendizado, o aprimoramento cultural e a formação de uma boa qualidade de vida para todos, porque uma coisa é certa, não existem duas pessoas que sejam absolutamente iguais, haja vista o que acontece com as impressões digitais, portanto vamos conviver com as diferenças, que sempre farão parte das nossas vidas. O campo de oportunidades está em aberto para quem queira mesmo crescer e ganhar méritos cada vez maiores.

Moacyr de Lima e Silva
Enviado por Moacyr de Lima e Silva em 10/07/2009
Código do texto: T1691647