DOENÇA SOB MEDIDA

Domingo ensolarado sai para rever alguns amigos que costumam frequentar um bar no bairro do Areal. É o momento para botar as conversas em dia e saber das novidades. Muitas coisas são faladas, assuntos dos mais variados discutidos entre os frequentadores que tecem críticas, definições e conceitos sobre temas da atualidade. Também conversa-se sobre o dia-a-dia de cada um, seus problemas e anseios impostos pelas atribulações da vida.

Presenciei um diálogo que passo a relatar por considerá-lo interessante:

- E aí "Zequiel"? como foi tua consulta com o doutor? Pergunta o "Bastião".

- Fui bem. Mas perguntou se eu tava tomando "Catopriu" e quantas vezes por dia. Eu disse que tava e tinha aumentado de dois pra três porque a outra doutora assim me mandou.

-Ele achou que tava bem, "negão"?

-"Oia Bastião", ele me disse que esse tal de "Catopriu" pra pressão vicia e a gente acaba tendo que tomar mais um e depois mais um e assim vai aumentando a dose... O bom disso é que ele é um remédio com "disconti" na farmácia popular e daí sai mais barato.

-Então vais continuar tomando esse aí mesmo, né?

-Sabe meu "ermão" que o doutor me receitou outro remédio mais forte, mas, fui ver o preço e sai quase "deiz veiz" o preço do "Catopriu", então vou continuar tomando o mais barato , né, qual é?

-Ah, para com isso! Esse negão é do avesso...é uma casa cheia! E a tua pressão vai fica como?

-Tu sabe né Bastião eu sofre mesmo de pressão alta é quando a "muié" me pede as coisa pra casa...Tudo caro desse jeito!

-Então "Zequiel" tu tem doença conforme o "borso"... Se tu acha que tá bem assim...então vai nessa!

É, meus amigos, a situação do povo brasileiro está cada vez pior com relação a saúde. Os medicamentos Genéricos, aqueles regulamentados pelo Governo Federal e mais os de Uso Permanente, estão sofrendo enfraquecimento em suas fórmulas, assim obrigando os usuários a aumentarem o consumo para obterem o mesmo efeito dos similares não Genéricos.

Agora, o que nos faltava apresenta-se nessa conversa: doença sob medida - tudo conforme o bolso comporta.

Publicado no jornal Diário da Manhã na coluna Tribuna do Povo no dia 16/07/2009 - Pelotas/RS